Assente na cadeia montanhosa da Arrábida e área marítima adjacente, o Parque Natural da Arrábida, ocupa uma superfície de aproximadamente 17 mil hectares, dos quais mais de 5 mil são de superfície marinha, abrangendo território pertencente aos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Devido à localização privilegiada junto do mar e à biodiversidade que acolhe, a Arrábida tem caraterísticas peculiares em termos de clima e de vegetação, vincadamente de cariz mediterrânico.
O nome da Serra, dotada de temperaturas moderadas e onde pontificam espécies únicas, provém do árabe e significa “local de oração”.
O Parque Natural da Arrábida assegura a proteção dos cerca de 11 mil hectares de área, boa parte deles virados para o mar e a partir dos quais se avistam cenários deslumbrantes. Um bom exemplo é o Ecoparque Professor José Fernando Gonçalves.
Ao recortar a Serra por entre uma estrada ondeante, que convida a desacelerar o ritmo, encontram-se os mais idílicos locais, desde praias a vales encantadores.
Além do singular património natural, a Arrábida é rica em património edificado.
O Convento da Arrábida, a Fortaleza de São Filipe e o Forte de Santa Maria – que alberga o Museu Oceanográfico e um centro de biologia marinha, propriedade do Parque Natural da Arrábida – são exemplos de uma secular coabitação harmoniosa entre a obra humana e a natureza.
Situado na encosta sul da serra, o Convento da Arrábida, fundado em 1542 pelos frades franciscanos, possui uma arquitetura que, devido às suas características e modéstia de volumes, parece mais uma obra da natureza do que do Homem.
O Parque Natural da Arrábida é um mundo aberto à descoberta, com uma riqueza natural que só tem rival na beleza singular desta área protegida, criada há 46 anos. Para contemplar e usufruir, das mais diversas formas, seja em lazer ou na prática desportiva.
São mais de 17 mil hectares, entre terra e mar, para proporcionar atividades desportivas em harmonia com a natureza, feitas de diversão, aventura e desafios, para corpo e mente, que ganham maior atratividade em experiências do setor de animação turística.
A exploração da Arrábida pode ser feita em múltiplas modalidades pela costa num coasteering da Vertente Natural, empresa pioneira nesta atividade em Portugal que também proporciona experiências de mergulho, de batismos a sessões de maior intensidade.
Canoagem, passeios de parco e stand up paddle, este pela Arrábida Stand Up Paddle, são outras opções marítimas para desvendar cantos e recantos do parque natural, que também se dá a conhecer pelos céus, em atividades de parapente pelo Clube de Montanhismo da Arrábida, o qual dispõe ainda atividades de pedestrianismo, escalada, orientação e trail run.
No Parque Natural da Arrábida, criado a 28 de julho de 1976, o segundo mais antigo entre as treze áreas protegidas portuguesas, são ainda dinamizadas ações de espeleologia e de defesa do ambiente.
O projeto Percursos Pedestres da Arrábida – Arrábida Walking Trails consiste numa oferta de percursos em pleno Parque Natural da Arrábida, com uma extensão total de cerca de 44 quilómetros, que percorrem os melhores caminhos que esta área protegida oferece dentro do concelho de Setúbal.
A rede é constituída por quatro percursos de pequena rota (PR), circulares e lineares, que percorrem, na sua maioria, caminhos rurais, ligando pontos de interesse naturais ou históricos, como as aldeias, os caminhos tradicionais, as praias e os pontos mais altos das várias elevações que formam a cordilheira da Arrábida, como o Alto do Formosinho e o Alto da Vigia.
A melhor época do ano para a realização dos percursos é de setembro a junho, para evitar as temperaturas altas e a afluência extra de visitantes das praias. Contudo, recomendamos que consulte as características específicas de cada percurso indicado no guia. Basta clicar no botão que deixamos em seguida.
O Parque Natural da Serra da Arrábida oferece condições perfeitas para a prática do ciclismo ao longo de todo o ano. Subidas desafiantes, pequenas estradas serpenteantes e uma passagem 400m acima do nível do mar com uma fantástica vista sobre o azul marinho, tornam a Serra da Arrábida única e inesquecível.
Com uma ótima localização geográfica, lado a lado com o Oceano Atlântico, rodeada de vinhas e locais históricos e associada a uma cultura de ciclismo em grande expansão, oferece uma oportunidade única para conhecer Portugal e as suas pessoas e tradições.
De altitude máxima de 500m, a Serra da Arrábida é uma reserva Biogenética, estendendo a sua influência até a zona de proteção do Cabo Espichel. Com grande qualidade e diversidade do ponto de vista paisagístico, praias e pequenas baias alternadas com zonas rochosas, arribas e falésias e com um clima mediterrânico proporciona um clima ameno e ensolarado grande parte do ano.
Promovendo a prática desportiva em geral e em especial o ciclismo o Guia de Percursos Cicláveis da Arrábida é a ferramenta ideal para o visitante que quer conhecer a região em bicicleta.
13 percursos com diferentes graus de dificuldade e divididos pelos concelhos de Palmela, Sesimbra e Setúbal levam os ciclistas, quer tenham uma orientação mais ou menos desportiva, através dos pontos mais marcantes da região.
Embora com particularidades próprias, as praias de Setúbal comungam de uma característica que as torna únicas: estão todas inseridas no Parque Natural da Arrábida.
O Portinho da Arrábida (Creiro), eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, tem uma enseada a servir de espelho ao verde da serra que se debruça sobre o areal.
Propícia ao mergulho, encante-se com a fauna e flora únicas existentes nas águas límpidas desta praia.
A Praia de Galapinhos, eleita em 2017 pelo site Europe’s Best Destination, como a melhor da Europa é muito sossegada e abrigada, tem um mar calmo e águas claras.
O mar calmo e a beleza da paisagem envolvente fazem da praia da Figueirinha (galardoada com a Bandeira Azul) uma das mais conhecidas da região, tornando-a bastante concorrida durante a época balnear.
Além destas praias existem outras também bastante procuradas pelos visitantes como a de Albarquel (a mais próxima da cidade), Galapos ou a dos Coelhos.
Clique na imagem em baixo e consulte toda a informação sobre a mobilidade na Serra da Arrábida durante a época balnear. Saiba como pode usufruir das nossas praias, em segurança.