Sabores


Setúbal é um Mundo de Sabores



O peixe, sempre fresco, torna a oferta gastronómica da região de Setúbal uma referência nacional e internacional, cujo rótulo da qualidade tem vindo a ganhar dimensão ao longo dos tempos.

A sardinha em Setúbal continua rainha e é sempre motivo para uma festa de sabores. Em 2011 foi eleita uma das “7 Maravilhas da Gastronomia” de Portugal.

A par com a sardinha e a cavala, o salmonete e as ostras são outras das iguarias em destaque na gastronomia sadina.

No que à doçaria diz respeito, Setúbal é uma das regiões mais afamadas do país.

A tradição remonta à confeção de doces feitos à base de laranja dos laranjais que vestiam a cidade de outrora, bem como do mel das abelhas da Serra da Arrábida. E não só.

De Setúbal saem iguarias à base de laranja e também a histórica Bolacha Piedade.

De Azeitão, terra rica em doces, as afamadas Tortas, os Amores e os Esses, sem esquecer os Queijinhos de Ovo e Amêndoa e as Queijadinhas de Leite de Ovelha.

Azeitão constituiu, em tempos, um importante foco de produção de ovelhas do país. E onde há ovelhas há queijo.

O Queijo de Azeitão, um dos melhores queijos de ovelha de pasta mole portugueses, tem particularidades únicas, conseguidas pelas condições e características específicas da Arrábida.

A acompanhar todas estas iguarias pede-se um bom vinho. Com o microclima a favorecer o cultivo da vinha, a região oferece vinhos premiados nos quatro cantos do mundo.

Aromas florais nos brancos, sabores suaves a especiarias e frutos silvestres nos tintos. Há ainda o Moscatel, rei da produção vinícola da Península de Setúbal.

Estas são apenas algumas das pérolas gastronómicas de Setúbal, um Mundo infindável de sabores, uma genuína Terra de Peixe.


Sabores


Setúbal é um Mundo de...