Um certame dedicado às tradições marítimas, que se realiza entre 31 de maio e 16 de junho no âmbito das 2.as Jornadas de Ambiente de Setúbal, proporciona experiências relacionadas com atividades de mar.
A Mostra das Tradições Marítimas inclui exposições, gastronomia, animação musical, atividades náuticas, oficinas educativas, ações de sensibilização, dias temáticos e uma homenagem aos pescadores sadinos, numa organização da União das Freguesias de Setúbal com a Câmara Municipal e as juntas de freguesia de São Sebastião e do Sado.
Um dos destaques do programa é o “Cais Vivo: Experiências Únicas à Beira-Mar”, a realizar diariamente no Parque Urbano de Albarquel, epicentro das comemorações, com atividades práticas, onde os visitantes são convidados a participar em batismos de mar, demonstrações de pesca, passeios de bote e bote à vela, mostra de roupa tradicional de pescador e técnicas de conserveira.
“Cais Vivo: Experiências Únicas à Beira-Mar” também conta com atividades desportivas, como canoagem, remo, stand up paddle, orientação e navegação, e ambientais, como oficinas de biodiversidade e de reciclagem.
Os Serviços Municipalizados de Setúbal também estão presentes com uma parede de água e uma oficina de águas com sabores, enquanto a Biblioteca Municipal disponibiliza um conjunto de livros alusivos ao mar.
A Mostra das Tradições Marítimas começa no dia 31 de maio, Dia Nacional do Pescador, às 10h00, com a deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.
À tarde, as festividades têm início às 18h00, na Avenida José Mourinho, junto da Doca dos Pescadores, com a inauguração da exposição de fotografia “Vidas de Mestre”, seguindo-se a bênção e bota-abaixo de três botes da União das Freguesias de Setúbal.
O primeiro dia termina no Parque Urbano de Albarquel, onde fica patente uma exposição de apetrechos de pesca, artesanato do mar, círios marítimos, oficinas marinhas e das tradições marítimas.
Durante os 16 dias de festa há a mostra gastronómica “Petiscos com Sabor a Mar”, com uma variedade de pratos típicos confecionados com produtos frescos, a qual é acompanhada de um programa de animação musical com concertos de artistas de diversos horizontes musicais.
Está ainda agendado um dia de atividades dirigidas a alunos das escolas básicas do concelho, incluindo a apresentação de ofícios tradicionais da atividade piscatória, batismos de mar, desportos náuticos, contacto com embarcações tradicionais, com o objetivo de despertar os mais novos para a relação de Setúbal com o mar.
O evento conta ainda com momentos temáticos, entre eles um dia das famílias e utentes da União das Freguesias de Setúbal, a 2 de junho, e dias dos utentes do Centro Comunitário da União das Freguesias de Setúbal e do Espaço e MaiorIdade, da Junta de Freguesia de São Sebastião, a 10 e 15, respetivamente.
Há ainda um almoço-convívio, a 9 de junho, no Parque Urbano de Albarquel, com os Bombeiros Sapadores de Setúbal, e a tradicional Regata de Botes a Remos, seguida do almoço da comunidade piscatória, a 16 de junho.
A Mostra das Tradições Marítimas pretende ser um motor de divulgação e de promoção da história e cultura marítimas de Setúbal, num espaço urbano de lazer da frente ribeirinha da cidade, onde o passado, presente e futuro do mar se entrelaçam numa experiência única para todos os públicos.
A iniciativa tem também como objetivo ajudar a perpetuar o saber pelas gerações mais novas e valorizar produtos e tradições únicas da região.
Prestar homenagem às gerações de pescadores que moldaram a identidade de Setúbal e valorizar a importância do mar para a economia local e para o equilíbrio ambiental são outros dos propósitos.