O programa da XXVI Festa do Teatro – Festival Internacional de Teatro de Setúbal contempla 41 eventos a realizar em vários espaços e equipamentos culturais de Setúbal, incluindo locais ao ar livre, e conta com a participação de companhias cénicas de Portugal, Espanha, França, Chile, Brasil, Colômbia e Roménia.
Fórum Municipal Luísa Todi, Escola Secundária Sebastião da Gama, Casa da Cultura, A Gráfica – Centro de Criação Artística, Jardins do Bonfim e de Palhais, Casa da Baía, onde decorre a sessão de abertura, às 18h00, com um concerto de Joana Reais, e Livraria Culsete são os locais que acolhem os espetáculos e atividades do evento que inclui quatro estreias na Secção Oficial.
No espaço A Gráfica, no dia 22, estreiam-se “Memória da Matéria: A Passagem”, da companhia UmColetivo, com duas sessões agendadas para as 16h00 e as 22h30, o espetáculo-performance “Este é o meu nome”, da Silly Season, às 17h30 e às 22h00, e “Memória da Matéria: O Lugar do Eco”, do Teatro Estúdio Fontenova, com sessões às 19h00 e às 23h30.
A quarta estreia acontece no dia 27, às 22h00, na blackbox da Escola Secundária Sebastião da Gama, com a apresentação do espetáculo “Break Up”, de Joana Raio, vencedora da Secção Off na edição de 2023.
A Secção Oficial conta com um total de 24 espetáculos cénicos, enquanto na Secção Off – Mais Festa sobem ao palco perto de uma dezena de projetos emergentes, que se apresentam a concurso e, também, sem caráter competitivo.
O festival, que continua a ter o centro nevrálgico na Escola Secundária Sebastião da Gama e também conta com o apoio financeiro do Governo, através da Direção-Geral das Artes, tem pela terceira vez uma extensão em Palmela e também inclui no programa música, duas exposições, um workshop e conversas sobre teatro.
O programa completo do Festival Internacional de Teatro de Setúbal – XXVI Festa do Teatro pode ser consultado em www.festadoteatro.org.