António Chainho, Tatanka & Tiago Nacarato, o britânico Scott Matthew, o cordofonista cabo-verdiano Jon Luz e o setubalense Sérgio Miendes são alguns dos nomes que participam, em maio, no programa de Setúbal do festival Soam as Guitarras.
António Chainho, Tatanka & Tiago Nacarato, o britânico Scott Matthew, o cordofonista cabo-verdiano Jon Luz e o setubalense Sérgio Miendes são alguns dos nomes que participam, em maio, no programa de Setúbal do festival Soam as Guitarras.
Na sua 7.ª edição, Setúbal volta a ser palco do festival, que leva espetáculos a outras duas cidades do país, numa programação que proporciona encontros exclusivos e irrepetíveis entre músicos, a par de estreias de discos, em ambientes de grande proximidade com o público.
O Soam as Guitarras, que arranca este ano no dia 13 de abril, em Oeiras, inclui a coprodução de Setúbal pelo quarto ano e proporciona, em maio, cinco dias de concertos no Fórum Municipal Luísa Todi e no Cinema Charlot – Auditório Municipal.
A programação setubalense tem início a 5 de maio, com a atuação do embaixador do festival e mestre da guitarra portuguesa António Chainho, que sobe ao palco do Fórum Municipal Luísa Todi para apresentar o novo disco, “O Abraço da Guitarra”, acompanhado do quarteto de cordas Naked Lunch e da guitarrista Marta Pereira da Costa.
Segue-se, a 6, igualmente no Fórum Municipal, um espetáculo pela dupla Tatanka & Tiago Nacarato, músicos que se apresentam com temas da sua autoria e dão uma nova roupagem a músicas de outros compositores.
O Soam as Guitarras prossegue no dia 12 no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com concerto do guitarrista Pedro de Castro, para o qual convida o cordofonista cabo-verdiano Jon Luz para, assinala o programa, “uma viagem pelas paisagens sonoras das suas raízes que expressa a universalidade da guitarra e o ponto de confluência de culturas que Portugal representa”.
O guitarrista e produtor setubalense Sérgio Miendes, que, a 13, partilha o palco do Charlot com outros músicos setubalenses com os quais tem colaborado ao longo dos anos, como A garota não, Pedro Banza, Miguel Reis, Pedro Franco, Tiago Morais e Renato Sousa, é o outro nome que passa por Setúbal no âmbito do festival.
O encerramento do festival em Setúbal cabe a 14, ao aclamado cantor e compositor britânico Scott Matthew, que apresenta no Charlot uma nova edição do disco “New Skin”, acompanhado da sua inseparável guitarra acústica.
Os espetáculos têm sempre início às 21h30, com bilhetes a 15 euros para o Fórum Municipal Luísa Todi e a 12,5 para o Cinema Charlot, à venda nas respetivas salas e na Bilheteira Online.
A 7.ª edição do Soam as Guitarras, que se estende igualmente a Oeiras e a Póvoa do Varzim, é coorganizada pela Ghude e pelas câmaras municipais de Setúbal, Oeiras, Évora e Póvoa de Varzim, com as parcerias da Cision e, enquanto media partners, da Antena 1 e RTP.