Cerca de um milhar de atletas participam, a 10 de abril, no Lidl Setúbal Triathlon, prova de triatlo longo com provas de natação, ciclismo e corrida numa distância total superior a cem quilómetros.
A competição desportiva, uma organização conjunta da HMS Sports e da Câmara Municipal de Setúbal, tem início às 08h00 no areal do Parque Urbano de Albarquel, com o segmento de natação, realizado numa volta única de 1,9 quilómetros no estuário do rio Sado.
A partida da prova de natação é feita em sistema de rolling start, o qual distribui os participantes de acordo com o tempo previsto para concluírem o percurso de natação, com largadas a cada cinco segundos para grupos de seis triatletas.
O arranque neste formato permite evitar aglomerados entre os participantes e reforça a vertente competitiva deste segmento, uma vez que permite que cada atleta faça a competição de acordo com o próprio ritmo e técnica.
Após o percurso aquático, segue-se a prova de ciclismo, um percurso de 90 quilómetros entre a malha urbana e a Serra da Arrábida, com partida na Avenida José Mourinho e transição para o segmento de corrida na Avenida Luísa Todi.
Os triatletas abraçam o último desafio do Lidl Setúbal Triathlon 2022 numa corrida em percurso plano e realizada, em grande parte, na frente ribeirinha da cidade, com distância total de 21,1 quilómetros e meta na Avenida Luísa Todi.
A prova setubalense de triatlo longo, organizada com vários apoios, inclui, à semelhança de edições anteriores, competição individual ou por equipas, com estafetas femininas, masculinas ou mistas.
O diretor da HMS Sports, Hugo Sousa, adianta que “a sexta edição do Setúbal Triathlon conta com cerca de 950 inscritos, dos quais 800 participam individualmente”, acrescentando que vão estar 50 equipas de estafetas em competição.
Além da vertente competitiva, o evento proporciona, a 9 e 10 de abril, ao longo de todo o dia, no Auditório José Afonso, a Expo Race Village, para expositores de marcas e produtos relacionados com o triatlo.
Hugo Sousa sublinha que o Setúbal Triathlon é mais do que competição. “Queremos que seja uma festa para as famílias e que venham apoiar os triatletas em prova. Cortar a meta com os familiares é o momento alto do dia.”