Os equipamentos culturais de Setúbal estão a ser apetrechados com um conjunto alargado de soluções pensadas especificamente para pessoas com deficiências, de maneira a permitir a fruição dos diferentes espaços por todos os cidadãos.
A intervenção, desenvolvida no âmbito do projeto “Setúbal – Cultura Sem Barreiras”, o qual resulta de uma candidatura comunitária ao Lisboa 2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa, do Portugal 2020, destinada ao incrementar ações artísticas e culturais para valorização da participação cívica e fruição cultural e patrimonial por toda a população, independentemente das condições físicas ou mentais de cada cidadão.
Os equipamentos culturais do concelho com gestão municipal, como a Casa da Cultura, Casa Bocage, o Cinema Charlot – Auditório Municipal e o polo de S. Julião da Biblioteca Municipal, encontram-se já dotados com pisos táteis, assim como materiais táteis, destinados a permitir a mobilidade e fruição dos espaços.
Outros espaços serão alvo desta intervenção, nomeadamente a Casa Memória Sebastião da Gama, a Galeria Municipal do Antigo Banco de Portugal, a Casa das Imagens e o Corpo Santo.
Os equipamentos da autarquia setubalense já dispõem de rampas de acesso, assim como luvas que, sem prejudicar a sensibilidade tátil, permitem tatear obras de arte, lupas ergonómicas para melhorar a leitura de textos e legendas e fitas ou tintas antiderrapantes nas escadas.
Os espaços de cultura do concelho em breve facilitam também cadeiras de rodas a utilizadores, estando previstas plantas com relevos e em braille de cada edifício, medida que permite a pessoas cegas ou amblíopes uma pré-orientação antes de cada visita.
O Fórum Municipal Luísa Todi, a maior sala de espetáculos do concelho de Setúbal, vai passar a disponibilizar de um anel magnético para captar o som e transmitir diretamente para aparelhos auditivos, sem interferências, com a autarquia a garantir uma segunda unidade, de cariz portátil, destinada a apoiar os vários eventos culturais que se realizam no território do concelho.
A Biblioteca Pública Municipal vai passar a contar com três postos informáticos com teclado aumentado e rato ergonómico, impressora e scanner para braille e lupa fixa para possibilitar a leitura autónoma dos documentos.
No global, todas estas medidas vão ficar disponíveis ao público ainda durante o ano de 2023.