O projeto Smart Tourism Destinations consiste na introdução de soluções digitais inovadoras para tornar o turismo sustentável e acessível, aproveitando o património cultural e a criatividade para melhorar a experiência turística global.
Setúbal é um dos 48 destinos europeus escolhidos pela iniciativa da Comissão Europeia Smart Tourism Destinations, que procura promover um impulso em inovação tecnológica nos destinos, nomeadamente em áreas como governance, data management, serviços turísticos e hotelaria. No caso particular de Setúbal, o destino estará envolvido numa fase de aprendizagem e posterior implementação de soluções digitais inovadoras indo ao encontro de pilares fundamentais do turismo como a sustentabilidade, a acessibilidade e a digitalização, elevando a oferta e a qualidade da mesma não só em termos de património cultural, mas também de indústrias criativas para o turismo.
Setúbal é um destino já com provas dadas em termos de sustentabilidade e acessibilidade, destacando-se com iniciativas desenvolvidas na gestão das praias do concelho, algumas delas premiadas internacionalmente, bem como na gestão da acessibilidade em edifícios públicos e privados que têm no seu Guia de Acessibilidade a face mais visível. Nesse sentido, entrou também nesta iniciativa na procura de novas abordagens em termos de data management, o que permitirá ganhos não só em termos de gestão da capacidade de carga da cidade, mas também no desenvolvimento de mecanismos que em tempo real possam permitir tomar decisões rápidas e eficazes, por exemplo, no controlo de multidões e na respetiva deslocalização para outras áreas atrativas do destino.
Esta iniciativa é também caracterizada pelo envolvimento de múltiplos stakeholders, com destaque para diferentes entidades públicas, setor privado, associações, agentes turísticos, produtores locais e académicos, quiçá levando ao desenvolvimento de um hub que possa vir a promover uma gestão mais inteligente, sustentável e inclusiva do destino e até da região.
Outros projetos:
Setúbal irá anunciar os primeiros participantes na Rota de Turismo Industrial do concelho, da qual já faz parte o Museu do Trabalho Michel Giacommeti.
A par do investimento em novas tecnologias, está em fase de desenvolvimento uma estratégia de turismo identitário para o concelho. Berço de Bocage e Sebastião da Gama, 2023 tem sido um ano de novidades no que concerne ao Turismo Literário com várias iniciativas no âmbito desta atividade.