O circuito mundial de natação em águas abertas arranca este ano em Setúbal, com oito dezenas de nadadores a abraçarem o desafio aquático no Sado, a 28 e 29 de maio, em provas masculinas, femininas e na nova competição de estafetas mista.
A etapa inaugural da FINA Marathon Swim World Series, organizada pela Federação Internacional de Natação, Federação Portuguesa de Natação e Câmara Municipal de Setúbal, decorre a partir do Parque Urbano de Albarquel e reserva dois dias de competição intensa com a elite mundial da natação das águas abertas.
No sábado, dia 28, a partir das 15h30, a maratona aquática de dez quilómetros, realizada em cinco voltas num circuito de dois mil metros, é reservada à competição individual masculina e feminina, na qual marcam presença, entre outros, a campeã olímpica em título Ana Marcela Cunha.
A competição no rio Sado, considerada uma das mais desafiantes do calendário internacional desta modalidade, conta ainda com uma representação portuguesa, casos dos dois nadadores olímpicos lusos participantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio Angélica André e Tiago Campos.
Para domingo, dia 9, o desafio nas águas do Sado é abraçado por nadadores numa nova competição – de estafeta de equipas mistas – na distância de seis quilómetros, feita igualmente em circuito aquático defronte do Parque Urbano de Albarquel, com quatro voltas de 1500 metros.
A etapa setubalense, com condições naturais de excelência que proporcionam diferentes experiências para os nadadores, faz parte do circuito mundial de natação em águas abertas desde 2006, num total de 12 edições já realizadas nas águas do rio Sado, apenas com um interregno em 2013.
A exigência e os desafios impostos aos atletas, com condições distintas de ano para ano, seja pela temperatura da água ou pela força da corrente, são atrativos para a elite mundial, sendo que, dos 22 medalhados nas maratonas de natação realizadas em Jogos Olímpicos, 16 já participaram nesta competição nas águas do Sado.
A capacidade e qualidade organizativa já demonstrada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Federação Portuguesa de Natação, reconhecida internacionalmente, motivaram também a realização de três provas de qualificação para os Jogos Olímpicos, casos de Londres 2012, Rio de Janeiro 2016 e Tóquio 2020.
A natação em águas abertas é uma modalidade desportiva que foi integrada nos Jogos Olímpicos apenas em 2008, o que significa que, desde então, das quatro edições da maior competição mundial realizadas já com esta disciplina da natação, três de qualificação tiveram lugar em Setúbal.
A “Setúbal Bay”, como é localmente conhecida a FINA Marathon Swim World Series, contou, até 2019, com provas abertas à participação popular, com o objetivo de divulgar a modalidade, entretanto suspensas em virtude da pandemia de covid-19 e por exigências organizativas internacionais.
Depois de Setúbal, a 28 e 29 de maio, a maior competição internacional da natação em águas aberta viaja Paris, para a realização da segunda etapa da prova, a realizar de 9 e 10 de julho, a qual funciona como uma antevisão para os Jogos Olímpicos a realizar em 2024 na capital francesa.
Do continente europeu para o americano, a FINA Marathon Swim World Series 2022 avança para mais duas etapas, a terceira, de 26 a 28 de agosto, vai até Lac Mégantic, no Canadá, um dos locais emblemáticos da competição, a que se segue a quarta etapa em Fajardo, Porto Rico.
A elite da natação em águas abertas completa o circuito mundial em território asiático, com a quinta e derradeira etapa da maratona aquática na distância de dez quilómetros que desafia tanto a destreza física como mental dos nadadores a ser disputada de 11 e 12 de novembro em Eilat, Israel.