Paté de sardinha fumada com germinados, ceviche de sardinha tropical, escabeche de sardinha em broa e pão de sardinha foram os paladares propostos por Luís Machado na sessão “Encontros Prováveis”, realizada na Adega Cooperativa de Palmela e na qual participaram cerca de quatro dezenas de pessoas.
Os pratos foram acompanhados de vinhos da Adega Cooperativa de Palmela, apresentados pelo enólogo Luís Silva que deu também algumas dicas sobre as harmonizações possíveis com quatro referências vínicas produzidas pela empresa sedeada no concelho de Palmela.
A iniciativa, patrocinada pela Docapesca, integrou a Semana da Sardinha, a decorrer até 21 de julho em 50 restaurantes do concelho, que transformam o pescado em rei e senhor das ementas, dando corpo a várias iguarias, em receitas tradicionais ou em propostas mais arrojadas e modernas.
O objetivo da Câmara Municipal de Setúbal ao promover estes eventos gastronómicos ao longo do ano é dinamizar a economia local e, em simultâneo, promover os produtos da região, aliando o turismo à gastronomia.