A sardinha de Setúbal é rainha nas ementas de mais de meia centena de restaurantes do concelho, em semana gastronómica de 23 de junho a 2 de julho, que inclui, entre outros, um passeio interpretativo e uma oficina pedagógica.
A Semana da Sardinha, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, conta nesta edição com o envolvimento de 48 restaurantes que, ao longo destes dez dias, destacam nas ementas este peixe tão típico da comunidade sadina.
A Semana da Sardinha, dinamizada no âmbito da marca “Setúbal, Terra de Peixe”, com os apoios da Quinta de Catralvos e da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, proporciona também atividades que ajudam a conhecer este peixe.
No dia 24, às 17h00, a Biblioteca Pública recebe, nos serviços centrais, uma oficina pedagógica para maiores de 3 anos, com inscrições gratuitas, a decorrer até dia 22, nesta ligação.
Segue-se, a 25, pelas 10h00, um passeio interpretativo, gratuito, em local a combinar com os participantes, para maiores de 10 anos, com inscrições aqui, a decorrer até dia 22.
O último dia da Semana da Sardinha, a 2 de julho, reserva, às 18h00, a sessão “Encontros Prováveis”, dinamizada com o apoio da Docapesca, que se realiza na Cooperativa de Habitação e Construção Económica Força de Todos. A atividade, para maiores de 10 anos, que inclui uma degustação comentada pela chef Isabel Fonseca, acompanhada de vinhos da Quinta de Catralvos, é gratuita e tem inscrições até dia 27 nesta ligação.
Esta edição da Semana da Sardinha integra ainda, logo no primeiro dia, a 23 de junho, a iniciativa “Arraial de São João – Petiscos dos Pescadores”, a realizar entre as 12h00 e as 02h00 no Parque Urbano de Albarquel.
Participam no certame os restaurantes 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Alface Filha, Antóniu’s, Cais 56, Calha Bem, Casa da Pasto O Orlando, Casa Morena, Charroco, Copa D’Ouro, Estrela do Sado e Flórida.
Ivomar, Mar Azul 2, Nova Taberna O Pescador, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Bote, O Convés, O Douradinho, O Jacques, O Nau, O Pescador II, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe e Omotenashi também são aderentes.
Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Pinga Amor 2, Rebarca, O Novo Lídia, O Migas, Rio Azul, O Velho Lídia, Xtoria, Restinguinha, Solar do Marquês, Tasca do Toninho, Tasca do Xico da Cana, Kefish e Verde e Branco também fazem parte do evento.
A Semana da Sardinha está englobada no conjunto de eventos gastronómicos promovidos ao longo do ano com o objetivo de dinamizar a economia local e, em simultâneo, de promover os produtos da região, aliando o turismo à gastronomia.