O Dia de Bocage e da Cidade, 15 de Setembro, é celebrado com as tradicionais cerimónias protocolares, no âmbito de um de programa que, entre os dias 14 e 17, inclui concertos, exposições, encontros literários, dança e atividades desportivas.
A cerimónia do hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho e a deposição de flores na estátua de Bocage, acompanhada da leitura de poemas pela Casa da Poesia, a partir das 09h00 de dia 15, dão início às comemorações do feriado municipal, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal com parcerias.
As cerimónias protocolares prosseguem, às 10h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com uma sessão solene em que são atribuídas medalhas honoríficas a personalidades e entidades que se destacaram em diferentes esferas da sociedade e que homenageia os trabalhadores municipais aposentados recentemente.
Entre as 09h00 e as 12h00, realiza-se um peddy paper turístico, com início na Casa da Baía, para levar os participantes à descoberta da cidade com o desafio criativo para captar imagens e partilhá-las nas redes sociais com a hashtag #experienciarsetubal.
À tarde, a Casa Bocage, na Rua Edmond Bartissol, está de portas abertas entre as 14h00 e as 18h00 para visitas guiadas à exposição de longa duração “Bocage – Polémico, Discutido, Genial”, a qual ajuda à descoberta da vida e da obra do poeta, nascido a 15 de setembro de 1765, em Setúbal.
Já no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 16h00, recebe a sessão de lançamento da obra “O Essencial sobre Manuel Maria Barbosa du Bocage”, de Daniel Pires, pelo Centro de Estudos Bocageanos, publicação editada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Uma hora depois, o mesmo salão do edifício-sede da Câmara Municipal de Setúbal é palco de novo encontro literário, com a apresentação a obra vencedora do XXII Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, dinamizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, com momento cultural pela Associação Setúbal Voz.
O programa comemorações do Dia de Bocage e da Cidade inclui ainda, entre as 17h00 e as 24h00, uma edição especial da Grande Mostra de Saberes e Sabores de Setúbal, a realizar no espaço público da Doca dos Pescadores, na frente ribeirinha da cidade.
Na Baixa setubalense, entre as 17h00 e as 19h00, realiza-se a iniciativa “Tertúlias Bocageanas: 3 Músicos, 3 Largos, 3 Encontros de Poesia”, dinamizada pela Casa da Poesia de Setúbal e a Associação Cultural TOMA, com ações nos largos da Misericórdia e Ribeira Velha e na Praça de Bocage.
A programação do feriado municipal encerra com o concerto Serenata de Coimbra | Evocação a José Afonso, às 21h30, nas arcadas dos Paços do Concelho, que junta o Grupo Quarteto de Coimbra, a Tertúlia Coimbrã de Miratejo, o Grupo Coimbra no Sado e o Núcleo de Poesia de Setúbal.
As comemorações dos 258 anos do nascimento de Bocage, embora centradas no feriado municipal de 15 de Setembro, incluem também atividades culturais para usufruto da população nos dias 14, 16 e 17, as quais são dinamizadas em vários espaços e equipamentos da cidade.
A exposição bibliográfica “Bocage: Poesia que Ecoa na História”, com a apresentação de obras de e sobre Manuel Maria Barbosa du Bocage, está patente na Biblioteca Municipal e polos nos dias 14 e 15, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
Igualmente a 14, pelas 21h30, as arcadas dos Paços do Concelho recebem a Grande Noite do Fado de Setúbal, concerto de encerramento do projeto Fado em Setúbal, dinamizado pelo município com as cinco juntas de freguesia, que proporcionou, nesta edição, 22 concertos em todo o território.
Atuam nesta noite os fadistas Carla Lança, Carlos Zacarias, Carolina Mendes, Eugénio Almeida, Fernando Anselmo, Joana Lança, Luís Miguel, Maria Caetano, Maria do Céu Freitas, Nuno Rocha, Ramiro Costa, Sara Margarida e Susana Martins, com os guitarristas Custódio Magalhães e Vítor Pereira.
O programa de dia 16 abre com um novo peddy paper turístico, realizar entre as 10h00 e as 12h00, que desafia os participantes nesta prova orientada por um percurso circular, com início e fim na Casa da Baía, a descobrir peças para construir um modelo em três dimensões de um bote setubalense.
No Moinho de Maré da Mourisca, entre as 10h00 e as 19h00, realiza-se o Mercadinhos Entre Maré Viv’ó Bocage, com produtos regionais, artesanato e uma mostra de artes e ofícios em torno de temáticas comemorativas do poeta sadino, evento que se repete no dia 17, das 10h00 às 17h00.
Neste equipamento turístico na Herdade da Mourisca há também, a 16, entre as 15h00 e as 17h00, a “Tertúlia – Guitarra Clássica, Vinho e Poemas de Bocage”, com a declamação de sonetos de Elmano Sadino musicados ao vivo pelo dedilhar da guitarra clássica.
O programa de dia 16 conta ainda, na Casa Bocage, com uma atividade do Grupo de Leitura daquele equipamento municipal, enquanto a Casa das Imagens Lauro António exibe o 13.º episódio do documentário “Maior que o Pensamento – Zeca Afonso”, ambas com início às 16h00.
No bairro Forte da Bela Vista, junto da estátua Renascer, entre as 16h00 e as 22h00, realiza-se a quinta edição da Festa Sabores do Bairro, com atuações de artistas convidados, gastronomia e bancas de artesanato, atividade dinamizada no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.
Ainda a 16, às 17h00, as arcadas dos Paços do Concelho acolhem o XIX Festival de Bandas Filarmónicas da Cidade de Setúbal, com a Sociedade Desportiva e Recreativa União Mucifalense, a Sociedade Filarmónica Palmelense “Os Loureiros”, a Sociedade Recreativa e Filarmónica 1.º de Janeiro e a Capricho Setubalense.
À noite, pelas 20h00, na Casa da Baía, há um Jantar com Bocage, com ementa inspirada nos produtos do tempo do poeta, preparada por um chef da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, com animação pela Água Ardente – Produções Teatrais. A participação tem o custo de 15 euros, com inscrições em gpe@mun-setubal.pt.
A encerrar o programa de dia 16, o músico alentejano Luís Trigacheiro apresenta o espetáculo “Tour Fado do Meu Cante”, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com bilhetes a 18 euros para a plateia e a 16 para o balcão.
A 17, entre as 10h00 e as 12h00, realiza-se, a partir o Moinho de Maré da Mourisca, o III Peddy Paper Literário Elmano Sadino, com inscrições, disponíveis em breve, nesta ligação, enquanto a Casa Bocage dinamiza, às 10h30, o atelier de escrita criativa “Vem Conhecer a Poesia de Bocage”.