Atividades de observação de aves, passeios pedestres, equestres e de barco, workshops e palestras são atrativos da 12.ª edição da feira de turismo da natureza Observanatura, que decorre nos dias 28 e 29 na Herdade da Mourisca.
O Observanatura, coorganizado pela Câmara Municipal de Setúbal, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e pela TroiaNatura, tem como objetivo a promoção do turismo ornitológico e pretende ainda dar a conhecer o património do Parque Natural da Arrábida e da Reserva Natural do Estuário do Sado.
O evento, a funcionar no dia 28, sábado, das 10h00 às 19h00 e no domingo das 10h00 às 18h00, contempla uma feira com a participação de mais de três dezenas de expositores ligados ao turismo de natureza e de animação, associações e organismos públicos, além de um mercado de produtos locais, com vinhos da região, doçaria, ostras, azeite, padaria e licores.
Em paralelo ao mercado, no dia 29, domingo, das 10h00 às 17h00, realiza-se a iniciativa “Diálogo entre sabores e tradições”, com harmonização de vinhos e licores e degustações comentadas de produtos locais.
Um dos momentos altos do fim de semana na Herdade da Mourisca é a possibilidade de contemplação de aves emblemáticas do Estuário do Sado, destino privilegiado para a observação de diversas espécies, atraindo todos os anos praticantes nacionais e estrangeiros de birdwatching.
Nos dois dias de evento, há passeios de barco a bordo da embarcação tradicional Mirasado, com um custo de 15 euros para adultos, dez euros para crianças dos 6 aos 10 anos e gratuito para crianças até aos cinco anos.
As reservas são feitas no cais de partida dos passeios, no porto palafita junto do Moinho da Maré da Mourisca.
É também possível conhecer melhor a Herdade da Mourisca em passeios equestres de 12 minutos, com acompanhamento de um guia, para maiores de 4 anos, a realizar nos dois dias das 14h00 às 18h00.
Os passeios, com partida junto à banca Entre Amigos – Turismo Equestre, têm o custo de 10 euros por pessoa.
O Observanatura prevê, igualmente, uma visita, gratuita, conduzida pela Sociedade Portuguesa de Botânica para conhecer a flora e a vegetação da Herdade da Mourisca a realizar sábado e domingo, das 14h30 às 16h30, sem necessidade de inscrição prévia.
Também nos dois dias, a Associação Clube Xzen dinamiza passeios para observação de insetos, das 10h00 às 11h00, com o custo de 5 euros por pessoa.
Para os amantes da fotografia, a programação de sábado reserva, das 10h00 às 12h00, a atividade “A fotografia da Natureza”, de participação gratuita, que inclui dicas sobre aspetos técnicos da máquina fotográfica, uma apresentação sobre a fotografia de Natureza e uma visita fotográfica à Estação da Biodiversidade do Instituto Politécnico de Setúbal.
Paralelamente, está em exposição no recinto da feira um conjunto de imagens sobre a biodiversidade do IPS, da autoria de Diogo Oliveira e José Sousa, numa iniciativa conjuga também a realização da palestra “Fotografia e Conservação”, por Diogo Oliveira, às 16h00, no Moinho de Maré da Mourisca.
Um passeio com detetor de ultrassons para conhecer os morcegos da Mourisca, das 19h30 às 20h30, de participação gratuita, e atividades para observação de borboletas noturnas, das 19h30 às 21h00 e das 21h00 às 22h30, pela Associação Clube Xzen, com o custo de 5 euros por pessoa, são outros atrativos da programação de sábado.
No domingo, há atividades de anilhagem de aves, das 08h30 às 12h30, organizada pelo ICNF, e de observação de aves no posto fixo existente junto do Moinho de Maré, das 11h00 às 13h00, conduzida pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.
Já a iniciativa “Salicórnia, a joia verde do Sado”, a decorrer das 10h00 às 12h00, dá a conhecer o projeto Salina Greens e promove uma visita guiada pelas salinas da herdade, com identificação das principais espécies comestíveis terminando com degustação de sarcocórnia e sal vegetal.
Todas estas iniciativas são de participação gratuita e não carecem de inscrição prévia.
A 12.ª edição do Observanatura contempla, igualmente, sábado e domingo, a partir das 10h30, um conjunto de palestras com a participação de especialistas em ambiente, biodiversidade e o turismo de natureza.
O programa aposta, à semelhança dos anos anteriores, em ateliers pedagógicos destinados aos mais novos, no Espaço Kids Natureza, de participação gratuita, com inscrições pelo preenchimento do formulário online disponível NESTA LIGAÇÃO.