As Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, instituídas em 1892 pela comunidade piscatória associada à antiga freguesia da Anunciada, foram recuperadas em 2015 com um apoio prestado pela União das Freguesias de Setúbal à Comissão das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida – Paróquia da Anunciada, com o envolvimento da Câmara Municipal de Setúbal.
“Hoje é um momento simbólico, bonito, cultural e religioso, em que a comunidade se junta para fazer valer as tradições”, sublinhou a vereadora Rita Carvalho, da Câmara Municipal de Setúbal, que participou nas comemorações juntamente com o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas.
O autarca constatou que esta edição ano mobilizou um elevado número de pessoas e embarcações. “Este ano tivemos mais gente e mais barcos e muita vontade de continuar a festejar esta tradição setubalense, uma vez que faz parte da nossa forma de estar e de viver”, sublinhou.
O cortejo marítimo ligou a Doca dos Pescadores ao Portinho da Arrábida, tendo depois havido um transporte para o Convento da Arrábida, onde foi celebrada uma missa festiva, seguida de procissão e convívio.
O círio regressou ao final da tarde a Setúbal, com o programa a ser concluído com uma procissão entre a Doca dos Pescadores e a Igreja da Anunciada.