A Casa da Cultura, espaço de convergência de variadas formas artísticas, de criação e promoção de importantes eventos culturais em Setúbal, assinala o décimo primeiro aniversário com um programa dinamizado no dia 5 de outubro, composto por música e cinema.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, começa às 17h00, no Pátio Dimas, localizado na Casa da Cultura, com uma atuação do guitarrista setubalense Renato Sousa, que revisita algumas das melodias mais emblemáticas da carreira de José Afonso, com arranjos influenciados por estilos como jazz, música clássica e bossa-nova.
A música prossegue às 18h00 com um concerto em frente do equipamento municipal em que a banda The Twist Connection, composta por Carlos Mendes, na voz e bateria, Samuel Silva, na guitarra, e Tiago Coelho, no baixo, apresenta um reportório com temas de rock’n’roll.
O programa comemorativo do décimo primeiro aniversário da Casa da Cultura encerra com a exibição, a partir das 21h30, na Sala José Afonso, da obra de Jean-Luc Godard “O Acossado” (À bout de soufflé), expoente da Nouvelle Vague, do ciclo Filme Francês do Mês, organizado pela Alliance Française Setúbal e o Instituto Francês de Portugal.
A Casa da Cultura, polo de concentração cultural e gerador de novas dinâmicas sociais, é dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal e tem atividades de música, cinema, artes plásticas, literatura, entre outras, dinamizadas regularmente por associações da cidade, algumas delas com espaços próprios no imóvel.
Este local de fruição e partilha cultural setubalense, inaugurado a 5 de outubro de 2012, num requalificado edifício histórico da cidade, conta com galerias de exposição, espaço de artes, sala e estúdio de ensaio e gravações, salão nobre, auditório multiusos, centro de documentação, café, pátio e loja.