A gastronomia do Estuário do Sado está em destaque nas tasquinhas instaladas no recinto, na Herdade da Mourisca, dinamizadas pelo movimento associativo das freguesias do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra a servirem petiscos como ostras, mariscos, choco frito, feijoada de choco, arroz de lingueirão, pipis e pica-pau.
A qualidade dos produtos da região também está em evidência nos concursos de gastronomia, de doçaria e de licores que se realizam ao longo dos três dias do certame organizado pela Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca, com os apoios das juntas de freguesia da Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra e do Sado e do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
As festividades, também dinamizadas com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, têm início no dia 23, às 19h00, com a inauguração oficial a decorrer às 21h00, seguindo-se, meia hora depois, um momento de dança oriental pela Raqs Amani.
O primeiro dia de festa inclui, às 22h00, um concerto de tributo a António Variações pelo projeto àVariações, enquanto às 23h30 há baile com os Irmãos Cabanas.
O programa de dia 24 começa com um torneio de malha corrida, às 16h00, e prossegue à noite, às 20h00, com um momento musical a cargo de Susana e Carina Martins.
Para as 21h00 está agendada uma exibição de dança pela Associação Ritmus Bounce e pelo grupo de sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes, e, uma hora depois, há um espetáculo com o cantor Melão. A fechar a noite, a partir das 23h30, há baile com Hélder Costa.
No último dia do certame, a 25 de agosto, o período da manhã é preenchido para uma missa campal, com início às 11h00.
À noite, há uma sessão de dança oriental pelo grupo Anamkara, às 19h00, e, uma hora depois, atua O Homem Lua, projeto de Sandro Maduro.
O encerramento oficial das festividades, com a entrega de prémios dos concursos de gastronomia, doçaria e licores, decorre a partir das 21h00.
Até ao fim da festa há animação musical com Micaela, às 22h00, e Nicole Viviane, às 23h30.