O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, destacou o dinamismo e atratividade do Mercado da Conceição, revitalizado por um projeto cultural e gastronómico criado numa parceria da autarquia com a Associação Bairro Cool, o qual assinalou um ano de atividade a 23 de março.
“Um ano intenso de muita atividade. Temos de agradecer as boas ideias desta associação que deram nova esperança e vida a este mercado municipal que estava em risco”, destacou o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, em visita à festa realizada naquele espaço comercial com o vereador da autarquia Pedro Pina.
O conceito alia os produtos mais frescos nas bancas dos antigos vendedores, à gastronomia local e sabores do mundo e a uma agenda cultural e musical mensal, que apela ao convívio e que fomenta o dinamismo e o usufruto daquele espaço de comércio tradicional localizado no Bairro da Conceição.
O autarca setubalense destacou ainda “a dedicação permanente” conferida ao Mercado da Conceição, tanto pela Associação Bairro Cool, que implementou o novo conceito, como pelos antigos comerciantes, aos quais deixou um sentido elogio. “Obrigado a todos os operadores que aqui resistiram.”
A mesma ideia foi partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos. “Agradecer aos comerciantes que souberam dar força e resistir para que este projeto feito de memória e inovação fosse uma realidade, assim como à Associação Bairro Cool, pelo novo dinamismo.”
Já a responsável pela Associação Bairro Cool, Vanessa Lima, disse que o primeiro ano do renovado Mercado da Conceição “foi feito de desafios, conquistas e aprendizagens”, o qual tem continuidade com “uma agenda assente num posicionamento que faz um apelo aos sentidos e uma agenda cultural dinâmica”.
Gastronomia, música, animação e artes itinerantes marcaram o programa do primeiro aniversário do novo projeto do Mercado da Conceição, no qual o presidente André Martins, em visita às várias áreas do renovado espaço, incluindo um pátio interior polivalente, fez questão de cumprimentar todos os operadores.
A festa no Mercado da Conceição, com atividades para os mais novos dinamizadas dos parceiros Oficina C e All aBoard! e um espetáculo circense, contou com bolo de aniversário e música a cargo da Dixit Jazz Band e um set musical com o DJ João Diogo Sardinha.
No Mercado da Conceição, a funcionar de terça-feira a domingo, das 07h00 às 15h00 e das 17h00 às 22h30, há venda de ostras e vinhos regionais, queijos e conservas, além de uma programação cultural com concertos, eventos temáticos, workshops e atividades para crianças.
No pátio interior do equipamento, no qual está patente o mural “O Pomar”, pintado ao pela artista setubalense Ângela Miranda Penedo, funciona também uma zona de lazer, com um street food market ao ar livre com carrinhas de venda de comida para todos os gostos.