As Jornadas de Ambiente de Setúbal, com atividades em maio e junho, incluindo o novo Festival de Caminhadas da Arrábida, foram destacadas a 12 de abril pela vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, como um importante contributo para a construção de um território mais sustentável.
“O ambiente e o desenvolvimento sustentável são eixos fundamentais do território de Setúbal e assumem um papel estratégico e central na atividade municipal”, afirmou a autarca em conferência de imprensa realizada na Casa da Baía, para apresentação do programa organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.
As Jornadas de Ambiente de Setúbal são, este ano, dinamizadas num espírito de celebração da natureza e do património ambiental, aliado a uma componente de conhecimento científico e de sensibilização para as crescentes ameaças decorrentes das alterações climáticas.
Neste sentido, a vice-presidente do município, Carla Guerreiro, enalteceu o facto de a segunda edição do evento contribuir para consolidar um percurso que é “cada vez melhor” e que tem vindo a ser trilhado nos últimos anos, ao se “reforçar o trabalho sobre estas matérias com a comunidade no nosso território”.
A autarca vincou ainda que “Setúbal tem como linha estratégica de trabalho a construção de uma sociedade cada vez mais interventiva no que diz respeito aos desafios ambientais, nomeadamente a defesa do ambiente, a biodiversidade, os ecossistemas terrestres e marinhos, os quais são uma emergência a nível global”.
A Festa das Caminhadas da Arrábida, entre os dias 2 e 5 de maio, com o objetivo de promover, a nível nacional e internacional, as potencialidades turísticas naturais da região, reforçando a visibilidade da oferta de produtos de empresas e operadores turísticos locais, dão início ao programa das Jornadas de Ambiente de Setúbal.
São quatro dias com um total de 28 caminhadas, de participação paga, para todos os públicos e com diferentes graus de dificuldade, em pleno Parque Natural, as quais ajudam na descoberta dos melhores caminhos e da incomensurável riqueza natural e patrimonial da Arrábida.
Este festival, cujo programa fica disponível no site Visit Setúbal, visa, igualmente, em colaboração direta com os operadores turísticos da região, a promoção da organização de eventos de natureza, como caminhadas em espaço natural, passeios pedestres e culturais e atividades de aventura e de ecoturismo.
Outro dos destaques das Jornadas de Ambiente de Setúbal 2024 é a conferência internacional “Alterações Climáticas”, a 6 de junho, na Casa da Baía, com a participação de vários especialistas em matéria de clima e ambiente que aborda, entre outros temas, os riscos das alterações climáticas para o território de Setúbal.
O encontro, com transmissão em direto pelo município, inclui, entre outras intervenções, a apresentação do Plano de Ação Climática e uma sessão dedicada ao ativismo climático, com destaque para a participação da ambientalista imperfeita, Joana Guerra Tadeu.
A chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental da Câmara Municipal de Setúbal, Cristina Coelho, adiantou que a edição 2024 das Jornadas de Ambiente de Setúbal é marcada “por uma abordagem inovadora, focada nas alterações climáticas, na sensibilização ambiental e na comunidade”.
Nesta perspetiva, o programa inclui, entre outros, ações de limpeza de praias e workshops de jornalismo comunitário de ambiente, a par de encontros de trabalho, casos da primeira reunião do comité científico do conselho Municipal de Ambiente e de uma sessão especial da Assembleia Municipal de Setúbal dedicada ao Ambiente.
O programa das Jornadas de Ambiente de Setúbal, o qual contempla várias ações de índole ambiental, com o envolvimento da sociedade civil e da comunidade escolar, integra também o evento “@gentes do Ambiente 2024”, o qual propõe, entre outros, a Festa da Flor.
O certame, de 23 a 26 de maio, na Avenida Luísa Todi, contempla um mostra de flores e materiais e equipamento de jardinagem, a construção de uma mandala coletiva, oficinas, demonstrações gastronómicas, apontamentos musicais, atividades literárias e um desfile de bicicletas floridas.
Destaque ainda para a conferência “Ambiente e Qualidade de Vida Urbana”, a 22 de maio, no auditório do Mercado do Livramento, que reúne especialistas para uma reflexão sobre temas como sustentabilidade, turismo e atividades humanas, espaços verdes sustentáveis, proteção contra incêndios e eficiência energética.
A Festa do Manel da Horta – Tradições, Sabores e Amores de Azeitão, a 24, 25 e 26 de maio, no rossio de Vila Nogueira de Azeitão, a caminhada “Pelos Trilhos de Sebastião da Gama, a 25 de maio, e o Há Festa no Parque, a 1 e 2 de junho, no Jardim do Bonfim, são outras iniciativas enquadradas no programa.