O evento, que se estreou em 2023 como um ciclo de concertos, designado Jazz na Vila | Francisco Neves convida…, aposta neste ano de afirmação num formato de festival, com um programa diversificado com músicos e formações de diferentes gerações e percursos.
O Jazz na Vila 2024, organizado pela Junta de Freguesia de Azeitão, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal e programação a cargo do guitarrista Francisco Neves, contempla cinco concertos ao ar livre, em vários locais da freguesia de Azeitão, às sextas-feiras, sempre às 21h30.
O projeto Francisco Neves trio toca Kenny Wheeler, em que o programador do evento é acompanhado de André Pepe, contrabaixo, e Ale Damasceno, bateria, abre o festival, no dia 14 de junho, na Rua Manuel Jorge, em Oleiros, com a interpretação de músicas do trompetista e compositor canadiano.
Segue-se, a 21, na Aldeia da Piedade, um concerto com Duarte Ventura Trio, que apresenta um repertório de temas do cancioneiro americano, colocando o vibrafone no plano central do trio de jazz.
A terminar a programação de junho, no dia 28, Sara Pestana trio estreia um projeto de interpretação de diferentes estilos musicais com uma roupagem jazzística, na Travessa do César, em Vila Fresca de Azeitão.
Julho reserva dois concertos, a começar com Desidério Lázaro trio que apresenta o mais recente trabalho do saxofonista, “MicrUs”, no dia 12, na Travessa 29 de Dezembro, em Vendas de Azeitão.
A fechar o Jazz na Vila 2024, o Ensemble da Academia de Jazz “Os Franceses”, projeto da academia de música barreirense, apresenta-se como um conjunto criado à luz das big bands de jazz em espetáculo agendado para dia 19, na Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, em Vila Nogueira.