O compromisso com a valorização da baía e do Sado foi reafirmado no dia 13 de setembro pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, na apresentação da primeira edição das Festas da Baía de Setúbal, com eventos que reforçam a ligação da cidade ao rio.
“Temos o privilégio de estar numa das mais belas baías do mundo, que está envolvida em duas áreas protegidas de grande importância, a Reserva Natural do Estuário do Sado e o Parque Natural da Arrábida. É uma questão central para nós continuar a apreciar e a valorizar este património”, afirmou André Martins em conferência de imprensa realizada na Casa da Baía, de apresentação do evento, que decorre de 21 a 30 de setembro, na frente ribeirinha da cidade.
Para o autarca, o rio Sado e a baía constituem “uma das maiores riquezas” de Setúbal, quer enquanto recurso natural, quer a nível económico pela atividade piscatória e por acolher um porto comercial que é “um centro de desenvolvimento da região e uma referência a nível nacional”.
Tendo em conta o papel que a baía e o rio desempenham na identidade setubalense, a Câmara Municipal decidiu transformar a Semana do Mar, realizada desde 2014 com o envolvimento da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a Aporvela, num novo evento com um programa mais vasto e diversificado.
“Fizemos uma apreciação do evento e entendemos que podíamos ir um pouco mais além. A relação da cidade com o rio, o porto, a náutica, as tradições e o património marítimo torna possível e desejável a realização de um programa mais ambicioso.”
As Festas da Baía de Setúbal, organizadas numa parceria entre Câmara Municipal, APSS e Aporvela, com os apoios da Marinha e da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, contemplam atividades que “apostam na valorização das embarcações típicas do rio Sado e das tradições marítimas setubalenses, promovendo o envolvimento da população e de quem visita a cidade”.
André Martins quer fazer das Festas da Baía de Setúbal uma “referência a nível nacional”, com um programa que “reflita cada vez mais as tradições da náutica, a história dos pescadores e a ligação de Setúbal ao rio e à baía”.
Além de visitas a embarcações emblemáticas portuguesas da Marinha e da Aporvela, bem como, pela primeira vez em Setúbal, ao galeão espanhol Pascual Flores, a primeira edição do certame oferece um “vasto programa que aposta na gastronomia tradicional associada aos vinhos da região”, diversas animações, exposições, concertos, sessões de pintura ao vivo e atividades desportivas, turísticas e de lazer.
São mais de cinco dezenas de iniciativas para toda a família, em vários espaços e equipamentos da cidade, sobretudo na frente ribeirinha e no Largo José Afonso, com o objetivo de “promover Setúbal e as suas condições naturais privilegiadas, bem como o porto” que celebra este ano cem anos de existência.
“As comemorações do centenário do porto de Setúbal estão em destaque no programa, com um conjunto de iniciativas que demonstram a evolução histórica do potencial económico deste equipamento para a região e para o país.”
O presidente do Conselho de Administração da APSS, Carlos Correia, destacou a “ambição reforçada” dos organizadores, “num ano muito especial para o porto de Setúbal”, que comemora 100 anos, e que demonstra, mais uma vez, “a relação de parceria exemplar existente com a Câmara Municipal”.
O responsável frisou que “o desenvolvimento económico da cidade e da região está no centro da estratégia para o porto”, que “está a trabalhar para ser um polo de dinamização e de criação de emprego”, mantendo a “relação saudável entre a atividade portuária e as atividades náuticas e marítimo-turísticas”.
É todo este trabalho “em prol do desenvolvimento e do bem-estar da região” que a APSS quer dar a conhecer no novo certame, que “valoriza o que Setúbal tem de melhor”.
Outro parceiro na organização das Festas da Baía de Setúbal, a Aporvela, traz a Setúbal a caravela Vera Cruz, que vai estar aberta a visitas públicas, e um conjunto de iniciativas que visam “promover a literacia do mar”, sublinhou a vice-presidente da associação, Margarida Almodovar.
Além da caravela Vera Cruz da Aporvela, estarão abertos a visitas escolares e do público em geral, no Cais 2 do porto, os veleiros Sagres, Polar e Zarco, da Marinha Portuguesa, e o galeão espanhol Pascual Flores.
As embarcações portuguesas podem ser visitadas no dia 21, das 14h00 às 17h00, entre os dias 22 e 30, das 10h00 às 17h00, enquanto o galeão Pascual Flores recebe visitas entre os dias 25 e 30 de setembro, no mesmo horário. As visitas são interrompidas em 24 de setembro, dia em que se realiza, às 11h00, um desfile náutico.
As Festas da Baía de Setúbal começam a 21 de setembro com o “Fórum Investir, Inovar e Descarbonizar – ligação porto cidade”, com início às 09h00 no Fórum Municipal Luísa Todi.
O dia de abertura conta também com um concerto pela Banda da Armada, às 21h30 no mesmo espaço, numa parceria com a Marinha Portuguesa. O concerto é gratuito, mas é necessário levantar convites na bilheteira do Fórum Municipal Luísa Todi, num máximo de dois por pessoa.
A música regressa no segundo dia do certame com um concerto da cantora portuguesa Ana Bacalhau, às 22h00, na Doca dos Pescadores.
Um dos destaques das Festas da Baía de Setúbal 2023 é a mostra gastronómica “Setúbal no Largo”, no Largo José Afonso, com a participação de associações de pescadores e ostras, com showcookings ao vivo por chefs da restauração setubalense.
Os vinhos da península e a gastronomia de mar estão disponíveis em cinco restaurantes participantes do certame, o qual conta com animação musical com O Homem na Lua, a 23, Cadita, 24, Banda World Music, 25, Cante Alentejano, 26, Folk Sado, 28, Dixit Band, 29, e Jorge Nice, 30, a que se junta um espetáculo de stand up comedy, a 27.
O recinto funciona nos dias 22, 25, 26, 27, 28 e 29, das 18h00 às 23h00, e nos dias 23, 24 e 30 das 12h00 às 15h00 e das 18h00 às 23h00.
Um conjunto de exposições sobre a importância do porto de Setúbal e as atividades tradicionais do Sado é outra aposta do programa, com “100 Anos, Um Porto, Um Rio, Uma Cidade”, no Largo José Afonso, e “100 Anos Navegando pela História”, no Cais 2, ambas visitáveis diariamente, das 10h00 às 23h00, e a mostra de rua “Olhar os Pescadores na Baía de Setúbal”, na Praia da Saúde.
Já a Casa da Baía acolhe a exposição “O construtor de barcos”, de Júlio Figueiras, com réplicas, fotos e diagramas originais de embarcações tradicionais do Sado. A mostra pode ser visitada diariamente entre as 10h00 e as 20h00.
Em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, há passeios gratuitos de uma hora no Sado, com inscrição obrigatória, em embarcações tradicionais e outras nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30, com saídas às 11h00 e às 15h00.
Também em parceria com o ICNF realizam-se visitas guiadas gratuitas ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida, nos dias 25 e 27, entre as 15h00 e as 17h00, e ações de sensibilização e boas práticas, no auditório do Mercado do Livramento, entre as 11h00 e as 12h00, sobre os “Golfinhos Roazes”, nos dias 22 e 28, “Áreas Protegidas – Parque Marinho e Reserva”, a 26.
As inscrições para cada um destes eventos devem ser feitas na página Eventos.
A observação de estrelas, no Convento de São Paulo, nos dias 23, 24, no Moinho de Maré da Mourisca, a 28 e 29, e a bordo da caravela Vera Cruz, a 26, sempre a partir das 21h00, está em destaque no evento “Há Estrelas na Baía”, com inscrições a 3 euros.
Sessões de pintura ao vivo de embarcações, passeios pedestres e peddy papers, teatro e o Rally-Cruzeiro Lisboa-Setúbal, no último dia do certame, com partida às 11h00, são atividades que compõem o programa das Festas da Baía de Setúbal 2023.