A Festanima regressa, entre 7 e 16 de julho, à zona das Escarpas de Santos Nicolau, em Setúbal, com uma programação que inclui música, bailes, gastronomia, exposições, divertimentos e fogo de artifício, num local com vista privilegiada para o rio Sado.
Ao todo, são perto de três dezenas os artistas que compõem o cartaz da Festanima, certame organizado pela Junta de Freguesia de São Sebastião com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e envolvimento do movimento associativo.
A Festanima proporciona dez dias de animação num local com vista privilegiada para o rio Sado e a cidade, em que a gastronomia assume particular destaque com a participação do movimento associativo, representado em tasquinhas onde é possível degustar vários petiscos e iguarias típicas da região.
Grupo Desportivo Independente, Associação de Moradores Bairro da Liberdade “O Escorrega”, Grupo Desportivo Amarelos, APPACDM Setúbal, Núcleo de Bicross de Setúbal, Grupo Desportivo Sport Clube do Sado, Agrupamento 1262 de Nossa Senhora da Conceição, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, Grupo Recreativo Escola de Samba Rio Azul e Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau dinamizam a Festanima 2023.
Nesta 19.ª edição, à imagem do ano passado, as atuações musicais são distribuídas pelos palcos Principal, onde atuam os cabeças de cartaz a partir das 21h30, e Arraial, com espetáculos diários de projetos artísticos da comunidade, sempre às 19h00.
A abertura, a 7, está marcada para as 19h00 com a receção aos convidados com moscatel de honra no Mercado da Conceição, seguida de cortejo com a Banda Filarmónica da Capricho Setubalense pelas ruas do Bairro Santos Nicolau até ao recinto da festa.
Às 22h00, é inaugurado o Palco Principal com a atuação dos GM Tributo ao Xutos e Pontapés, seguindo-se um baile com João Tendeiro e Ricardo.
No dia seguinte, 8, é a vez de Rouxinol Faduncho e de Disco Jockey Live Party Band subirem ao Palco Principal, numa noite em que o Palco Arraial acolhe a atuação do Grupo de Batuque Finka Pé.
No dia 9, o certame apresenta David Antunes & The Midnight Band, no Palco Principal, e a marcha do Grupo Desportivo Independente desfila no Palco Arraial.
A 10, os cantores Luís Portela e Vasco Fernando animam o Palco Principal e Leonel Mateus o Palco Arraial.
No dia seguinte, 11, no Arraial, é a vez da apresentação da marcha do Núcleo Bicross de Setúbal, a que se segue uma atuação pelo Coro de São Sebastião. No Palco Principal, a animação musical está a cargo de Klássicos, Carla Lança e Inês Pereira.
A noite de dia 12 da Festanima é preenchida com a música de Rosinha e dos Fado Folk, no Palco Principal. Já o Palco Arraial acolhe uma atuação musical pela Dixit Band e uma demonstração de pintura ao vivo pelo Espaço MaiorIDADE.
A 13 de julho, Micaela é cabeça de cartaz. No Palco Arraial o programa contempla uma atuação da T.A.S.C.A. – Tuna Académica de Setúbal Cidade Amada e uma demonstração de dança pelo Ballet Folclórico Monterrey.
No dia 14, é a vez de Os Alcorrazes e de António Serrano, Sara Margarida e Ramiro Costa subirem ao Palco Principal, seguindo-se um baile com Alpha Trio, enquanto no Palco Arraial o protagonista da noite é o Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”.
Já a música de dia 15 é da responsabilidade de Gatos no Telhado e Star Band, no Principal, e dos Bombo’Sapiens, no Arraial.
O encerramento da Festanima começa com a música de DJ Pedro Monchique, no Palco Arraial, e termina com os espetáculos “Fado ao Piano – Artur Jordão e Joana Lança” e Banda do Andarilho.
À meia-noite há um espetáculo de fogo de artifício.