O evento organizado pela Junta de Freguesia do Sado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, com direção artística de Joana Negrão, proporciona um conjunto de atividades de participação gratuita, com o objetivo de sensibilizar para a importância da preservação dos costumes e tradições culturais e da salvaguarda do património e sustentabilidade ambiental.
Espetáculos de música e dança tradicionais, artesanato e gastronomia estão em destaque na Festa Salicórnia, que promove, igualmente, o encontro intergeracional em atividades como oficinas de olaria, de tecelagem e de percussão criativa, que dão a conhecer o património cultural e natural da região.
A programação reserva, no dia 5, concertos com os grupos Cant’a3Vozes e Vozes da União, que apresentam a tradição do canto polifónico, às 16h30, e com os Galandum Galundaina, um projeto de referência na música tradicional mirandesa, com atuação marcada para as 21h30.
A cantautora e acordeonista Celina da Piedade e a violinista Ana Santos juntam-se em palco para proporcionar um baile folk com a dança a cargo do Grupo Infantil de Danças e Cantares do Faralhão, no dia 6, às 17h30.
Segue-se, às 19h00, a atuação da formação No Mazurka Band, que convida o público a dançar ao som da música tradicional portuguesa, com uma combinação de instrumentos acústicos, como a campaniça, gaitas, flautas de três buracos e percussões variadas.
Jogos e brincadeiras tradicionais, visitas guiadas ao sapal, experiências sensoriais e contos tradicionais completam o programa da Festa Salicórnia – Tradições do Sado.
As inscrições para as atividades devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico comunicacao@jf-sado.pt ou pelo telefone 935 209 286.