Perto de três dezenas de caminhadas levaram à descoberta de trilhos e da riqueza ambiental e patrimonial do Parque Natural da Arrábida, num novo evento de turismo de natureza, realizado entre os dias 2 e 5 de maio.
A Festa de Caminhadas na Arrábida, integrada nas Jornadas de Ambiente de Setúbal, cuja segunda edição apresenta atividades em maio a junho, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal, proporcionou passeios ativos para todos os públicos e com diferentes graus de dificuldade, bem como diversas temáticas.
“Aldeias de Azeitão”, caminhada predominantemente histórica com um trajeto de cerca de 11 quilómetros, “Pela Serra-Mãe de Sebastião da Gama”, com um percurso à beira-mar, e “ReCantos da Arrábida”, que deu a conhecer melhor o Portinho da Arrábida, são exemplos de iniciativas que contribuíram para a celebração de uma das áreas protegidas de maior relevância nacional.
No dia 4 de maio, a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, deu as boas-vindas aos participantes na caminhada que levou à descoberta das Aldeias de Azeitão.
“O nosso concelho tem muito para dar. Temos a felicidade de ter um rico património natural, cultural e histórico que nos permite fazer este tipo de iniciativas inovadoras.”
Carla Guerreiro salientou, igualmente, o contributo da Festa de Caminhadas na Arrábida para a “promoção da prática da atividade física e do turismo na região”, uma vez que proporcionam uma experiência de turismo de natureza singular e reveladora da riqueza paisagística e natural do concelho.
“Desta forma, damos a conhecer melhor as nossas belezas, quer aos setubalenses quer aos que nos visitam, e fazemos com que as pessoas se sintam bem no nosso concelho.”
A Festa de Caminhadas na Arrábida, promovida pela autarquia com parcerias, assenta na estratégia municipal que procura potenciar, a nível nacional e internacional, a excelência turística natural da região e, em simultâneo, reforçar a visibilidade da oferta de produtos de empresas e operadores turísticos locais.
O programa completo das Jornadas de Ambiente de Setúbal pode ser consultado aqui.