O evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, a celebrar dez anos de existência, alia-se às celebrações dos 50 Anos do 25 de Abril em exposições que exploram os valores da liberdade e da resistência e homenageiam figuras que lutaram pela democracia em Portugal.
“A Festa em Imagens”, mostra com fotografias captadas pelas lentes de diferentes fotógrafos que faz uma retrospetiva das dez edições da Festa da Ilustração, com abertura agendada para as 17h00 na Casa Bocage, é a primeira de quatro exposições a abrir portas no dia 11, podendo ser vista até 9 de novembro.
Segue-se, às 17h30, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, a abertura da mostra “Poética da Educação em Sebastião da Gama”, coletiva de ilustradores que, até 31 de outubro, homenageia o poeta e pedagogo azeitonense, igualmente evocado numa outra mostra já patente na Biblioteca de Azeitão.
Já no Museu de Setúbal/Convento de Jesus está, a partir das 18h00 de dia 11 de outubro e até 29 de dezembro, “A Presença das Formigas”, exposição que destaca a ilustração gráfica na obra de José Afonso, com homenagem a Fausto, a partir de trabalhos de José Brandão.
Catarina Sobral, a convidada nacional da 10.ª Festa da Ilustração, em destaque na Casa da Cultura com a mostra “Lapso”, está também a partir das 18h30 de dia 11 na Livraria Culsete com “Fantasmas, Bananas e Avestruzes”, mostra patente até 24 de novembro e dedicada ao livro da artista Prémio Nacional de Ilustração 2024.
“Ilustrar a Liberdade”, que reúne um conjunto de trabalhos ilustrados na imprensa da Revolução, com curadoria do Arquivo Ephemera, dá-se a conhecer a partir das 18h00 de dia 12 no Museu do Trabalho Michel Giacometti e fica patente ao público naquele espaço museológico até 4 de novembro.
Canto a fome de justiça – José Afonso – Homem e obra dá tema à mostra “Ilustração Portuguesa”, a inaugurar às 16h00 de dia 13 no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística, que recebe, neste dia, a iniciativa Feira da Festa, com mostra e venda de artigos relacionados com o certame.
Além da exposição de homenagem a José Afonso, patente até 17 de novembro em A Gráfica, o dia 13 traz também, a partir das 19h00, uma mostra dedicada à vida e obra gráfica de João Câmara Leme, ilustrador veterano evocado até ao dia 14 de dezembro na Galeria Municipal do 11.
A 10.ª Festa da Ilustração conta ainda, até 24 de novembro, com uma mostra conjunta no Espaço João Paulo Cotrim da Casa da Cultura com ilustradores uruguaios ca_teter, Victoria Capdepon e Alejo Schettin, reveladora de aspetos de diferentes percursos e linguagens artísticas dos convidados estrangeiros desta edição.
Os artistas sul-americanos, premiados da Festa da Ilustração do Uruguai, estiveram na tarde de 9 de outubro à conversa no Espaço João Paulo Cotrim da Casa da Cultura com André Letria e José Teófilo Duarte, naquele que foi o primeiro de oito encontros ilustrados que preenchem a 10.ª Festa da Ilustração.
A 19 de outubro, às 16h00, na Casa das Imagens Lauro António, realiza-se a iniciativa “Catarina Sobral – Curtas de Animação”, com a exibição das curtas-metragens “Razão entre dois volumes” e “Polvo”, a que se segue uma conversa com Pedro Soares e José Teófilo Duarte.
No mesmo dia, às 17h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, a exposição “A Poética da Educação em Sebastião da Gama” é ponto de partida para novo encontro, desta vez com as participações de Fátima Ribeiro de Medeiros, Ana Nogueira e José Teófilo Duarte.
A 2 de novembro, às 16h00, na Casa da Cultura, Nuno Saraiva, Pedro Soares e José Teófilo Duarte exploram o tema “25 de Abril, no Princípio era o Verbo”, a que se segue, a 19, às 18h00, igualmente na Casa da Cultura, a apresentação do livro infantil acessível “Uma Casa é uma Montanha é um Chapéu”.
“Ilustração Portuguesa 2024”, com apresentação de catálogo e conversa com ilustradores, realiza-se a 16 de novembro, às 18h00, no espaço A Gráfica, enquanto a 23, às 16h00, na Casa da Cultura, o livro “Gigantrump” é tema de conversa entre Daniel Tércio, João Tércio e José Teófilo Duarte.
O último encontro da 10.ª Festa da Ilustração está reservado para o dia 23 de novembro, às 16h00, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, com a exposição “A Presença das Formigas” a dar o mote a uma conversa com José Brandão, Alberto Lopes e José Teófilo Duarte.