Mais de 40 concertos e novidades, como uma feira do disco e do vinil, fazem a Feira de Sant’Iago 2023, edição que, para o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, marca o regresso à normalidade plena da maior festa sadina.
A Feira de Sant’Iago associa-se, este ano, às comemorações do centenário do nascimento de Sebastião da Gama com uma exposição sobre a vida e obra do poeta azeitonense e a sua ligação à Serra da Arrábida.
Depois de dois anos de interrupção devido à pandemia e de, em 2022, se ter realizado numa versão reduzida de dez dias, a Feira de Sant’Iago regressa este ano ao tradicional modelo de duas semanas, entre 21 de julho e 6 de agosto, com um programa recheado de eventos culturais e de lazer para diferentes públicos.
Ao longo de 17 dias, o Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, acolhe perto de duas centenas de feirantes que proporcionam aos visitantes um vasto conjunto de opções de divertimento, lazer e oferta gastronómica, com mais de 20 equipamentos de diversão, 30 espaços de restauração e cerca de 30 representantes do movimento associativo.
O presidente da autarquia destacou a participação dos artistas setubalenses, designadamente “o regresso de Toy ao palco maior da feira”, em 2 de agosto, e os concertos em que Deolinda de Jesus partilha o palco com Teresa Tapadas, em 30 de julho, e os Seiva com a Banda Filarmónica da Capricho, em 26 de julho.
Num “programa rico e vasto”, André Martins destacou ainda o espetáculo de encerramento, no dia 6 de agosto, com Pedro Abrunhosa, “um dos artistas portugueses que arrastam mais multidões”.
“Em 2023, celebramos o regresso à total normalidade da nossa festa maior. A Feira de Sant’Iago está de regresso num ambiente de festa que é característico desta tradição secular setubalense. Celebremos este regresso à vida participando na Feira de Sant’Iago”, disse André Martins na conferência de apresentação do certame, realizada ontem ao final da tarde, no sexto piso do Fórum Municipal Luísa Todi.
O autarca assinalou que “ir à feira é um ato de celebração de Setúbal” e que, por isso, a Câmara Municipal “coloca todo o seu empenho e o saber dos seus técnicos e trabalhadores” para promover “uma organização de grande qualidade”.
No que diz respeito à gastronomia, André Martins destacou que o certame terá “maior variedade de stands, que se somam às habituais presenças”, com a novidade de acolher um restaurante e marisqueira da cidade que apresentará as suas especialidades no local. No Espaço Enogastronómico serão também dinamizadas atividades de promoção de produtos regionais e showcookings conduzidos por chefs de renome.
Em matéria de propostas institucionais, além do Pavilhão Municipal, na entrada principal do recinto podem ser visitados os espaços das juntas de freguesia, dos Serviços Municipalizados de Setúbal, do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade e de empresas e associações da região.
Num ano em que se celebra o centésimo aniversário do Porto de Setúbal, o autarca setubalense destacou também a exposição concebida pela APSS, que “recupera momentos importantes da história de um dos mais destacados portos nacionais”.
Outra novidade da edição de 2023 assinalada por André Martins é a Feira do Livro e do Vinil, iniciativa promovida em parceria com a empresa Restart, que além da venda de livros e discos, reserva sessões de autógrafos e miniconcertos.
Na Zona Desportiva, dinamizada pela Decathlon, os visitantes podem adquirir material desportivo e participar em atividades desportivas e jogos tradicionais, com o apoio da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal e Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal.
“A todos estes motivos de interesse”, acrescentou André Martins, juntam-se dois palcos com “programação cultural para todos os gostos”, com “grandes espetáculos de artistas de projeção nacional, mas também de artistas maiores da nossa cidade”.
A abrir a programação, no dia 21, o Conservatório Regional de Setúbal apresenta o espetáculo “Zeca Afonso Tocado por Miúdos”.
Todos estes concertos realizam-se no palco principal do certame, o Palco Sant’Iago, com espetáculos todos os dias a partir das 22h00.
Um concerto com Aurea, em 22 de julho, e o Festival de Dança de Setúbal, com a participação da Setubailas e da Ritmus, no dia 23, compõem o programa do primeiro fim de semana do certame no Palco Sant’Iago.
Seguem-se, Nenny, a 24, e João Pedro Pais, no dia 25. Depois dos Seiva e da Banda da Capricho darem música à feira no dia 26, os Bateu Matou, a 27, e os Linda Martini, a 28, aquecem as noites de verão nas Manteigadas.
O dia 29 de julho é dedicado aos mais novos com o espetáculo “Masha e o Urso” e a “Ovelha Choné”.
Cais do Sodré Funk Connection é o concerto que anima a noite de 31 de julho e no primeiro dia do mês de agosto há rap com Julinho KSD.
Bárbara Tinoco, a 3, Sara Correia, a 4, e Slow J, a 5, compõem a programação musical do Palco Sant’Iago.
A Feira de Sant’Iago 2003 dispõe novamente do Palco Encontros que, sublinhou o vereador Pedro Pina, “tem a preocupação de proporcionar espetáculos com artistas emergentes e outros que já fazem parte da identidade desta terra”.
O autarca vincou que todo o programa do certame, resultante de “um trabalho árduo e prolongado”, comprova que a Câmara Municipal consegue “inovar e trazer sempre coisas novas a um evento com mais de 400 anos”.
Além do programa dos dois palcos, o recinto da feira vai ainda ser animado com artes performativas e música, envolvendo companhias e grupos de teatro locais, grupos de samba, bandas filarmónicas e tunas académicas, entre outros artistas.