Perto de 450 mil visitantes marcaram presença na edição 2023 da Feira de Sant’Iago, certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal que proporcionou 17 dias de entretenimento, com concertos, gastronomia e divertimentos para todas as gerações.
A mais participada festa setubalense, realizada no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, dedicada ao poeta azeitonense Sebastião da Gama, no âmbito das comemorações do centenário do nascimento, contabilizou um total de 447.162 entradas, com uma afluência média diária acima das 26.300 pessoas, superior à verificada em 2022.
A maior enchente da Feira de Sant’Iago 2023 foi registada a 5 de agosto, com 41.130 visitantes no recinto para usufruir de um vasto leque de atividades de lazer, culturais e desportivas disponibilizados na programação do certame, em que se incluiu, à noite, um concerto com Slow J.
A segunda maior afluência de pessoas ao Parque Sant’Iago foi observada a 1 de agosto, com um total de 39.679 visitantes, em noite marcada por um concerto com Julinho KSD, enquanto o terceiro melhor dia aconteceu no encerramento do certame, a 6 de agosto, com 37.530 visitantes, em que atuou Pedro Abrunhosa.
Em matéria de concertos, a Feira ficou marcada pela dinamização, no Palco Sant’Iago, o principal, de um programa diversificado de atuações, com destaque para espetáculos de Aurea, Nenny, João Pedro Pais, Bateu Matou, Cais Sodré Funk Connection, Toy, Bárbara Tinoco e Sara Correia.
Já o Palco Encontros, reservou 17 noites de animação constante num programa cultural com mais de meia centena de artistas e projetos musicais emergentes que fazem parte do universo identitário do concelho setubalense.
Destaques na edição 2023 da Feira de Sant’Iago foi o Espaço Enogastronómico, o qual contou com 16 sessões de showcooking orientadas por chefs de renome, quase sempre esgotadas, em que foram servidas mais 700 refeições com sabores locais e do mundo, harmonizadas por vinhos regionais.
Além de noites gastronómicas dedicadas às cinco freguesias do território, às cidades geminadas com o município setubalense, nomeadamente Beauvais, Leiria, Quelimane e Tarrafal, entre outras temáticas, o espaço contou ainda com oficinas pedagógicas para os mais novos, em que se incluíram artes plásticas e origami.
Novidade nesta edição da maior festa setubalense foi a dinamização da Feira do Livro e do Disco, promovida em parceria com a empresa Restart, com venda de artigos, sessões de autógrafos e miniconcertos, a qual permitiu dinamizar e atrair muitos visitantes à zona do miradouro.
Nas propostas institucionais, além do pavilhão da Câmara Municipal de Setúbal, dedicado a Sebastião da Gama e que ajudou na descoberta da vida e obra do poeta azeitonense, o certame deu a conhecer melhor os Serviços Municipalizados de Setúbal, as juntas de freguesia e várias empresas e associações da região.
Realce, num ano em que se celebra o centésimo aniversário do Porto de Setúbal, para uma exposição concebida pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra que assinala este marco e recupera momentos importantes da história de um dos mais destacados portos nacionais.
Ao longo dos 17 dias, o recinto da feira foi animado com artes performativas e música, envolvendo companhias e grupos de teatro locais, grupos de samba, bandas filarmónicas e tunas académicas, entre outros artistas, e, em matéria gastronómica, conta com trinta restaurantes, incluindo, pela primeira vez, uma marisqueira da cidade.
Houve ainda a Zona Desportiva, dinamizada pela Decathlon, com o apoio da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal e da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, na qual os visitantes podem adquirir material desportivo, participar em atividades e jogos tradicionais e assistir a demonstrações de modalidades.