“Turismo e Segurança” são temas em reflexão, a 17 e 18 de abril, na III Conferência Internacional, Riscos, Segurança e Cidadania, evento que se assume como uma referência em matéria de proteção civil.
“Turismo e Segurança” são temas em reflexão, a 17 e 18 de abril, na III Conferência Internacional, Riscos, Segurança e Cidadania, evento que se assume como uma referência em matéria de proteção civil.
O encontro, a decorrer ao longo de dois dias no Fórum Municipal Luísa Todi, reúne a comunidade técnica, profissional e científica para debater e refletir sobre matérias na esfera da proteção civil que marcam a dinâmica funcional das sociedades contemporâneas, em que se enquadra o tema desta edição “Turismo e Segurança”.
Além da temática central “Turismo e Segurança”, a terceira edição da iniciativa, que conta com o Alto-Patrocínio do Presidente da República, tem em análise assuntos relacionados com segurança urbana, a qualificação de recursos humanos, a sustentabilidade, a saúde e as perspetivas de investimentos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A III Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania, cujo programa pode ser consultado na página oficial do evento, em https://www.smpcb.pt/icrsc/pt, começa no dia 17 de abril, às 09h00, com uma sessão de abertura e um apontamento musical com os Paganinus, do Conservatório Regional de Setúbal.
O primeiro painel do encontro, a iniciar às 10h00, conta com uma intervenção da diretora regional do Departamento Europeu da Organização de Turismo Mundial das Nações Unidas, Alessandra Priante, que explana sobre “Desafios Societais para o Futuro do Turismo”.
Seguem-se, às 11h00, “Linking Urban Security and Tourism – The Experience of EFUS”, com um representante do Fórum Europeu de Segurança Urbana, e, às 11h30, “Perspetivas Nacionais de Investimento e Segurança”, com o presidente da Comissão Nacional para o Plano de Recuperação e Resiliência, Pedro Dominguinhos.
Na parte da tarde, o encontro reserva, às 14h00, “O Nexo entre o Desenvolvimento e Turismo”, por Lea Thin, da editora freelance Tourism Watch, enquanto, às 15h00, a “Renaturalização e o Turismo de Sustentabilidade” é apresentado por Pedro Prata, team leader da Associação Rewilding Iberia PT.
Do programa faz ainda parte “Sustentabilidade e Turismo”, às 15h15, por Jorge Umbelino, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e “Estratégia Turística do Município de Setúbal e o Case Study do programa Arrábida Sem Carros”, às 15h45, por Ricardo Oliveira, adjunto do presidente da Câmara Municipal de Setúbal.
O primeiro dia inclui ainda, às 16h45, “Os Recursos Humanos no Setor do Turismo”, com Carlos Moura, presidente da AHRESP, Sara Pimpão, do Grupo Eurofirms, Lurdes Calisto, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e Luís Trindade, do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul.
O segundo dia, 18 de abril, começa às 09h00 com “Turismo e Segurança nas Ilhas Baleares”, a cargo de Pablo Gárriz Galván, presidente da Asociación Española de Lucha contra el Fuego, enquanto às 09h30 é apresentado “The Case of Supercar Renters in Maranello”, pela presidente da autarquia de Maranello, Mariaelena Mililli.
Seguem-se “Reframing police job through the youth perception”, às 10h00, por Stanislavs Seiko, chefe-especialista do Planeamento Estratégico da Polícia Municipal de Riga, e “Identificação e Caraterização de Riscos Geopolíticos para o Setor do Turismo em Portugal”, às 11h00, por Sandra Balão, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.
A conferência conta ainda com as apresentações “Contribuição da Proteção Civil para a Atividade Turística”, às 11h30, por Duarte Costa, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, “Tendências Atuais em Cibersegurança e Turismo”, às 14h00, por Isabel Batista, do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Gabinete Nacional de Segurança, e “Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar em Instalações Turísticas”, às 14h30, por Susana Lucas, do Instituto Politécnico de Setúbal.