A apresentação do Plano Municipal de Ação Climática é um dos temas em foco numa conferência sobre alterações climáticas a realizar no dia 6 de junho, na Casa da Baía, no âmbito das Jornadas de Ambiente de Setúbal.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com inscrições gratuitas a decorrer através de preenchimento de formulário online , reserva, às 09h30, uma sessão de abertura com a intervenção do presidente da autarquia, André Martins.
Segue-se, às 10h00, uma alocução pelo co-chair do II Grupo de trabalho do IPCC – Intergovernmental Panel on Climate Change, Bart van den Hurk, sobre a “Importância do Poder Local nas Políticas de Ação Climática”.
A partir das 10h15, o diretor do Centro de Estudos Geográficos do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, José Luís Zêzere, analisa “Os Riscos Climáticos para o Território de Setúbal”, e meia hora depois o professor catedrático Nuno Maulide aborda o tema “Descomplicar a Comunicação das Alterações Climáticas”.
Para as 11h30 está agendada a apresentação do Plano Municipal de Ação Climática pela chefe do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Emergência Ambiental da Câmara Municipal de Setúbal, Cristina Coelho.
A conferência prossegue, às 11h50, com uma sessão dedicada à participação do ativismo ambiental com intervenções de Joana Guerra Tadeu, conhecida como a Ambientalista Imperfeita, de Rita Barreiras, do movimento Azeitão Eco-Consciente, de Carolina Saramago, da associação Feel4Planet, e de Fernanda Rodrigues, da Associação dos Cidadãos pela Arrábida e Estuário do Sado.
A sessão é moderada pela jornalista Catarina Carvalho, do jornal online “Mensagem de Lisboa”
A sessão de encerramento da Conferência Alterações Climáticas, agendada para as 12h30, está a cargo da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro.