Os melhores vinhos do país estão em competição em Setúbal neste certame organizado numa parceria entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, a Câmara Municipal e a Escola de Hotelaria e Turismo, com o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura.
Para o presidente do município, a escolha de Setúbal para a realização do concurso resulta do facto de a autarquia ter “a plena consciência de que a promoção da oferta enoturística da região representa importantíssima mais-valia para toda a região de Setúbal”.
André Martins realçou a “enorme vontade” da autarquia na promoção e divulgação de “uma das melhores riquezas da região e do país” e apontou como exemplo o trabalho desenvolvido na Casa da Baía, “espaço exclusivamente dedicado a essa finalidade”, onde decorreu a apresentação do concurso.
O autarca agradeceu a escolha de Setúbal para acolher o evento, o “único em Portugal” que une municípios e vitivinicultores na promoção conjunta dos vinhos produzidos em cada território.
“É isso que vamos fazer neste concurso. Valorizar os vinhos portugueses, mostrar os vinhos de Setúbal e, no que nos diz respeito, continuar a demonstrar que somos uma das mais importantes regiões vitivinícolas do país”, acentuou.
Setúbal concorreu à organização do II Concurso Cidades do Vinho numa edição que incluía ainda candidaturas dos municípios de Borba e de Peso da Régua.
“São candidatos muito fortes. A decisão não foi fácil, mas a organização entendeu que Setúbal reúne as melhores condições para acolher a realização do concurso”, referiu o secretário-geral da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda.
As principais razões para a escolha, adiantou, foram a parceria entre o município e a Escola de Hotelaria e Turismo, local onde se realiza o certame, e o facto de a Península de Setúbal ser “uma das regiões com maior presença nos concursos de vinhos a nível nacional e europeu”.
Os vinhos a concurso em Setúbal vão ser avaliados por um júri de 35 especialistas presidido por António Ventura, enólogo com 40 anos de experiência, eleito Personalidade do Ano do Vinho de 2022 pela Revista de Vinhos.
“É um júri com pessoas credenciadas e com muitas provas dadas. Por isso, tenho a certeza de que este concurso vai correr bem e vai ser um momento de regozijo para o setor”, destacou o vice-presidente da AMPV, José Bernardo Nunes.
Também o presidente das Rotas dos Vinhos de Portugal, Jorge Sampaio, considera que “estão reunidos todos os condimentos para este ser um dos melhores concursos de vinhos do país” e reafirmou a importância da escolha de Setúbal.
“É um território de vinhos fantásticos. Em todos os concursos onde vou, os vinhos da região de Setúbal são sempre os mais aguardados pelos provadores e os que têm as melhores pontuações.”
As inscrições para participação no II Concurso Cidades do Vinho, a decorrer até dia 18 de abril, devem ser feitas pelo preenchimento de uma ficha de inscrição disponível aqui, a qual deve ser remetida para o endereço geral@concursocidadesdovinho.pt.
As amostras de vinhos devem ser entregues pessoalmente ou enviadas por correio, entre os dias 13 e 27 de abril, para a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, Avenida Luísa Todi, Baluarte do Cais, n.º 5, 2900-461 Setúbal.
Tendo em conta que a AMPV e a Rotas dos Vinhos de Portugal pretendem “incentivar a participação do maior número possível de vinhos da região de Setúbal”, como sublinhou José Arruda, a organização oferece inscrições gratuitas para dois vinhos, a produtores do concelho de Setúbal, e para um vinho, a produtores da região.
A eleição dos melhores néctares do país no II Concurso Cidades do Vinho decorre entre os dias 5 e 8 de maio, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
Na primeira edição do certame, realizada no ano passado em Lagoa, Algarve, o júri analisou cerca de 550 vinhos provenientes de 48 municípios do país.
Fonte: Site do Município de Setúbal