A música é um dos atrativos do programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril em Setúbal, com destaque para concertos com Marisa Liz, António Zambujo e Wet Bed Gang, a decorrer em vários locais do concelho.
O ponto alto está agendado para abril, com o evento Concertos de Abril, em que Marisa Liz e as convidadas especiais A Garota Não e Cláudia Pascoal dão as boas-vindas aos 50 anos da Liberdade, no dia 24, a partir das 22h00, no Largo José Afonso.
O Coral Infantil de Setúbal e o Coro TuttiEncantus sobem ao palco no final para entoar a “Grândola, Vila Morena”, antes de ser lançado o fogo de artifício na Doca dos Pescadores, à meia-noite, para assinalar o exato momento dos 50 anos do 25 de Abril.
O programa comemorativo do Dia da Liberdade começa às 09h00, nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, a que se segue uma homenagem aos antifascistas com deposição de flores no Monumento à Resistência, em colaboração com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.
Uma sessão solene evocativa, cerca das 10h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, conclui o programa no período da manhã.
À tarde, às 15h00, é inaugurada a escultura “A Árvore da Liberdade”, da autoria de Ricardo Crista, no Largo José Afonso.
O programa do dia 25 fica completo com um concerto em Vila Nogueira de Azeitão, no Mercado Mensal, às 21h30, com António Zambujo, a que se segue fogo de artifício à meia-noite.
O último espetáculo do ciclo Concertos de Abril leva os ritmos do rap e do hip hop dos Wet Bed Gang à Herdade da Mourisca, no dia 27, às 21h30, após uma tarde de atividades com a participação de jovens artistas e do movimento associativo, a decorrer no campo de futebol a partir das 15h00.
O mês em que se assinala a passagem dos 50 anos da Liberdade reserva ainda outros concertos especiais com reportório centrado nos temas que marcaram a revolução, a começar com o tenor João Mendonza que no dia 5, no Fórum Municipal Luísa Todi, às 21h00, canta Abril com a Orquestra Ligeira do Conservatório de Palmela.
O espetáculo, que conta ainda com a participação do Coral Luísa Todi, tem bilhetes a 12 euros.
O Fórum Municipal Luísa Todi recebe, igualmente, espetáculos de Vitorino, a 19, com entradas a 15 euros, e da banda Três Tigres Tristes, no dia 21, com bilhetes a 10 euros, ambos com início às 21h00.
A festa dos 50 anos da Revolução dos Cravos, iniciada em 2022 sob o título Venham Mais Vinte e Cincos, percorre todo o concelho com um vasto de leque atividades em torno do objetivo de proporcionar novas dinâmicas que enriqueçam social, política e culturalmente o concelho.
A decorrer entre 2022 e 2025, o projeto Venham Mais Vinte e Cincos, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com as juntas de freguesia e o movimento associativo, assume a preocupação de promover eventos que, no seu conjunto, afirmem Setúbal como um território de Abril, perpetuando os valores e as conquistas da Revolução dos Cravos.
Concertos, espetáculos cénicos, exposições, cinema, poesia, edição e apresentação de livros, evocação de locais, acontecimentos e figuras, tertúlias e conferências, além de atividades específicas para as escolas, integram este vasto programa, com cerca de cem iniciativas delineadas.
O programa completo do Venham Mais Vinte e Cincos pode ser consultado na nova página de internet inteiramente dedicada às comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril e no site oficial do município de Setúbal.