Um círio fluvial com a participação de dezenas de barcos engalanados, entre a Caldeira e Setúbal, no dia 21 de agosto, é o ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, que têm início a 19.
As tradicionais festas da comunidade piscatória, com organização da Comissão de Festas de Nossa Senhora de Troia e o apoio da Câmara Municipal e das juntas de freguesia de São Sebastião e do Sado e da União das Freguesias de Setúbal, começam com a alvorada em Setúbal, às 08h00.
À tarde, a partir das 15h00, é celebrada uma missa por alma dos marítimos falecidos na Igreja de São Sebastião, local de onde, às 15h50, sai a procissão para Troia, acompanhada pela banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes.
Já com os festejos centrados na Caldeira, em Troia, o primeiro dia fica completo com uma procissão de velas pela praia, às 21h30, seguida de baile e arraial animado pelo músico João Carlos, a partir das 22h00.
No domingo, dia 20, às 08h00, é dada a alvorada em Troia e durante a manhã, com início às 10h30, realiza-se uma missa, seguida de procissão pela praia, acompanhada pela Banda Musical Charranga.
Às 16h00, têm início os divertimentos na praia e uma hora depois começa o concurso de barcos engalanados.
À noite, há baile com André Patrão, às 22h00, e fogo de artifício, à meia-noite.
O último dia das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia começa com uma missa pelos marítimos falecidos e suas famílias, às 10h00, seguida de divertimentos na praia, a partir das 11h00, e da entrega dos prémios do concurso de barcos engalanados, marcada para as 11h30.
O círio fluvial, que transporta de volta para Setúbal a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia, parte da Caldeira às 17h45.