Mais de quatro dezenas de restaurantes participam, entre 25 de agosto e 3 de setembro, na Semana do Carapau, evento gastronómico organizado pela Câmara Municipal de Setúbal que inclui ainda um passeio interpretativo e uma degustação comentada.
Durante dez dias, a iniciativa, da estratégia de promoção gastronómica e turística desenvolvida pela autarquia, dá a provar receitas tradicionais e outras inovadoras confecionadas com carapau nos 44 restaurantes participantes.
O programa, organizado com os apoios da Docapesca, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, proporciona, no dia 2, o passeio interpretativo “De Pelim a Charro-do-alto, Carapau Sempre!”.
Esta atividade pedagógica e de lazer dá a conhecer a espécie de peixe Trachurus trachurus, à qual vulgarmente se dá os nomes de carapau, pelim ou charro-do-alto, bem como o seu percurso desde o desembarque em terra até à banca dos mercados.
As informações sobre o ponto de encontro do passeio, com inscrições pelo preenchimento de um formulário online disponível em https://tinyurl.com/ocarapau, serão enviadas por e-mail aos participantes na atividade.
Uma degustação comentada pelo chef Luís Machado no Grupo Desportivo Independente, com inscrições até dia 31 em https://tinyurl.com/encontrosprovaveiscarapau, encerra a Semana do Carapau 2023, no dia 3, a partir das 18h00.
As inscrições para as duas atividades são gratuitas.
A Semana do Carapau integra um calendário de eventos gastronómicos dinamizados pelo município no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover o concelho enquanto destino turístico de excelência.
A lista dos espaços dos restaurantes participantes inclui A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Alface Filha, Antóniu’s, Cais 56, Calha Bem, Casa de Pasto Orlando, Casa Morena, Charroco, Copa d’Ouro, Flórida, Ivomar, Mar Azul 2, Nova Taberna o Pescador, Novo Capote, O Alface, O Batareo, O Bote, O Convés, O Douradinho e O Jacques.
O Nau, O Pescador II, O Petisco, O Praxedes, O Ramila, O Saveiro, O Tavira, Oficina do Peixe, Omotenhashi, Parreirinha do Sado, Peixe no Largo, Rebarca, Restaurante O Novo Lídia, Restaurante O Migas, Restaurante O Sonho, Restaurante Rio Azul, Restaurante O Velho Lídia, Restinguinha, Solar do Marquês, Tasca do Toninho, Tasca do Chico da Cana, Tasca Kefish e Verde e Branco completam o rol de estabelecimentos aderentes.