A importância da baía de Setúbal na projeção nacional e internacional do concelho foi destacada pelo presidente da Câmara Municipal, André Martins, em encontro com a direção da Associação das Mais Belas Baías do Mundo, que esteve em Setúbal entre 24 e 26 de junho.
“A baía ajudou muito a projetar o nome de Setúbal e, para isso, também contribuiu em grande maneira a integração na Associação das Mais Belas Baías do Mundo”, sublinhou André Martins numa sessão de boas-vindas, sexta-feira ao final da tarde, a membros da direção do organismo internacional, reunidos em Setúbal durante o fim de semana numa ação preparatória da próxima assembleia-geral.
O presidente da Câmara Municipal de Setúbal reforçou, na receção realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o desejo de que a associação, atualmente constituída por 42 baías, “continue o bom trabalho que tem feito em promover o património natural, cultural e turístico das nossas baías”.
O próximo presidente da Associação das Mais Belas Baías do Mundo, Louis Thebault, realçou que a reunião da direção, além de permitir “continuar a melhorar o trabalho desenvolvido, vai também desenvolver e reforçar os laços de amizade e de cooperação entre os membros”.
Os elementos da direção da associação internacional, que participam também na cimeira mundial a decorrer em Lisboa sobre o futuro dos oceanos do planeta, visitaram a baía de Setúbal e ficaram a conhecer alguns aspetos da cultura local, como as festas das marchas populares.
A Associação das Mais Belas Baía do Mundo, que integra a de Setúbal desde novembro de 2002, é constituída por outras seis baías localizadas em África, 14 na Ásia, 15 na Europa, duas na América do Norte e cinco na América do Sul.
No âmbito da participação na associação internacional, Setúbal criou a Associação da Baía de Setúbal, atualmente dirigida por Ricardo Oliveira e sediada na Casa da Baía – Centro de Promoção Turística, onde teve lugar, no dia 25, a reunião da direção.