O Dia Mundial do Enoturismo, que se assinala a 12 de novembro, reserva um programa de atividades em várias adegas da Península de Setúbal, com destaque para visitas guiadas.
No concelho de Setúbal, a iniciativa “Adegas de Portas Abertas” dá a conhecer, no dia 12, a Adega Museu Bacalhôa, às 10h30, e a José Maria da Fonseca, às 15h00, enquanto a 19 a Quinta de Catralvos está à descoberta a partir das 11h00.
As visitas, organizadas pela Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, que incluem uma prova vínica, são de participação gratuita, mas sujeitas a depósito de uma caução e inscrição prévia pelos contactos info@rotavinhospsetubal.com e 212 334 398.
Magustos, experiências e atividades de pedestrianismo fazem igualmente parte do programa comemorativo do Dia Mundial do Enoturismo, este ano assinalado em sete países, Portugal, Espanha, França, Itália, Argentina, Brasil e Uruguai.
A efeméride, inicialmente designada de Dia Europeu do Enoturismo, foi instituída em 2009 pela Recevin, Rede Europeia das Cidades do Vinho, e assumiu, em 2019, um cariz mundial com a integração da Ameteur – Associação Mundial de Enoturismo.
No contexto da Península de Setúbal, o enoturismo tem ajudado a valorizar o património natural e arquitetónico ao proporcionar experiências que reúnem as componentes vínica, arquitetónica e natural, ao mesmo tempo contribui para a preservação da cultura vinícola, estimula a economia local e promove o turismo sustentável.