O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal para promover o setor da restauração e proporcionar uma oferta original, apresenta, em tabernas, petisqueiras e marisqueiras, propostas tradicionais e únicas de petiscos baseados em produtos da região, com o valor fixo de cinco euros.
Ao todo, são 17 dias para petiscar, conviver e saborear em 16 estabelecimentos iguarias de influência regional, mas também recriações de petiscos tradicionais portugueses, sendo que alguns dos participantes adaptam o que já têm na ementa para a rota, outros criam um prato específico.
A Rota do Pitéu, criada em 2020, em plena pandemia, para promover e aumentar a viabilidade do comércio local e a sua atratividade, alavancando o setor da restauração, foi a marca mais votada pelos consumidores na categoria de “Projetos de Promoção Gastronómica” pelo que recebeu o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023.
Nesta quinta edição, a ementa pode conter cuscuz com camarão, laranja e moscatel, na Porta 165, perninhas de rã fritas com molho caseiro, na Petisqueira do Manel, ou ovos rotos à setubalense, na Tas’ka Moca.
Vale ainda a pena fazer uma paragem no Skál Artesanal para provar caracóis, ou na Taberna do Fernando dos Jornais e no Café-Restaurante Arco-Íris, onde se apresentam pastéis de bacalhau e moelas.
Há, ainda, iscas, na Bardo Taverna Medieval, ovas de choco, no Ora H, linguiça d’avó com alecrim, na Taberna do Largo, e “Pitéu da Tasca”, na Tasca do Choco.
Lombinhos com queijo de Azeitão, na Tasca do Galo, e bruschetta de sardinha, na Tostaria do Bairro, são as restantes propostas.