Azeitão é a designação normalmente utilizada para referir um conjunto de povoações que alcançam o expoente máximo em termos de interesse turístico em Vila Nogueira e em Vila Fresca de Azeitão.
Sombreada pela serra da Arrábida, a região ganhou prestígio a partir do século XV com a instalação de famílias nobres.
Hoje, Azeitão vale pela paz bucólica, pelo peso da História patente nos edifícios, pela simpatia das suas gentes e em particular pelas experiências gastronómicas que tem para oferecer.
Os passeios devem ser feitos a pé, sob pena de perder alguns dos encantos das várias vilas de Azeitão.
As ruas arranjadas e floridas são imagem de marca de Vila Fresca de Azeitão, onde a igreja de S. Simão, as oficinas de artesanato, o chafariz e o Palácio da Bacalhôa são de visita obrigatória.
Em Vila Nogueira os encantos não diminuem. Quinta das Torres, palácio dos Duques de Aveiro, igreja de S. Lourenço, Fonte dos Pasmados ou a casa-museu da empresa vinícola José Maria da Fonseca são alguns dos lugares de interesse.
A praça da República, mais conhecida por Rossio, onde se encontra uma estátua de homenagem ao poeta de Azeitão, Sebastião da Gama, é um aprazível ponto de lazer, sombreado por enormes plátanos.
Os azulejos, o queijo, as tortas, o vinho – com destaque para o moscatel – e os esses de Azeitão são produtos de excelência desta região.
Visite este Mundo encantado.