Baía de Setúbal
+ info
Praias
+ info
Anterior
Next

Setúbal

O concelho de Setúbal, que abrange a região de Azeitão , dista apenas 50 quilómetros de Lisboa e faz fronteira com o Alentejo, estabelecendo uma ligação importante com o sul de Portugal.

Com excelentes acessibilidades, o concelho dispõe de soluções de transportes ao nível rodoviário, ferroviário e marítimo-fluvial. Alguns dos principais itinerário rodoviários nacionais, bem como o Aeroporto Internacional de Lisboa, a apenas 40 minutos de distância, garantem uma ligação rápida e fácil ao resto do país e à Península Ibérica. 

A região de Setúbal beneficia de uma temperatura amena ao longo do ano. O clima varia entre o temperado marítimo e o mediterrânico

TEMPERATURA

Média mensal máxima (agosto) 29º

Média mensal mínima (janeiro) 5º

HUMIDADE

Média mensal máxima (dezembro) 89%

Média mensal mínima (janeiro) 55%

PRECIPITAÇÃO

Média mensal máxima (janeiro) 120 mm

Média mensal mínima (agosto) 4 mm

Os registos de ocupação humana no território do concelho remontam à pré-história, tendo sido recolhidos, em vários locais, numerosos vestígios desde o Neolítico.

Com a presença romana, nos séculos I a IV da nossa era, nasceu Cetóbriga, um importante núcleo urbano e industrial, principalmente ligado à salga de peixe, que se estendeu pelas duas margens do rio Sado, integrando Troia.

Durante as invasões bárbaras e a ocupação árabe, a zona habitada foi sendo progressivamente abandonada devido ao avanço das areias.

Atalaias como Palmela, portos mais abrigados, como Alcácer do Sal, e vales férteis, como Azeitão, foram os locais escolhidos pelos invasores muçulmanos para se fixarem.

Após a conquista de Palmela aos mouros e do estabelecimento da Ordem de Santiago da Espada, Setúbal foi repovoada, primeiro na colina de Santa Maria e, progressivamente, na zona baixa que se estende até ao atual bairro de Troino.

Recebeu, em 1249, de D. Paio Peres Correia, mestre da Ordem, a primeira carta foral.

Setúbal, com uma extensão territorial relativamente diminuta, teve de afirmar-se, lutando com os concelhos vizinhos de Palmela, Santiago do Cacém e Alcácer do Sal, já então constituídos.

 

Com as dificuldades apresentadas pelos habitantes, no que diz respeito à entrada e venda de produtos trazidos de Sesimbra, Palmela e Alcácer, o mestre de Santiago, D. Garcia Peres, em 1343, deu execução a uma carta de D. Afonso IV, que delimitava o termo de Setúbal, tendo sido construída uma cortina de muralhas.

Ao longo do século XV, a vila desenvolveu atividades económicas, ligadas sobretudo, à indústria e ao comércio, tirando rendimentos elevados com os direitos cobrados pela entrada no porto.

Os primeiros conventos franciscanos, um deles o Convento de Jesus, foram construídos em Setúbal durante esse século.

A época dos Descobrimentos trouxe um grande desenvolvimento, tendo D. Afonso V, em 1458, partido do porto de Setúbal à conquista de Alcácer Ceguer.

A construção de um aqueduto, em 1487, que conduzia a água à vila, iniciada por D. João II, terminou no reinado de D. Manuel. Este monarca reformou o foral da vila, em 1514, devido ao progresso e aumento demográfico que Setúbal tinha registado ao longo do último século.

O título de “notável villa” é concedido, em 1525, por D. João III. Foi este título que proporcionou a criação, em 1553, por carta do arcebispo de Lisboa, D. Fernando, de duas novas freguesias, a de S. Sebastião e a da Anunciada, que se juntaram às já existentes S. Julião e Santa Maria.

A cerca de dois quilómetros do centro de Setúbal, o rei D. Filipe II mandou edificar uma fortaleza – de S. Filipe –, cujos trabalhos foram iniciados em 1582.

No início do século XVIII, a população setubalense solicitou que S. Francisco Xavier fosse eleito padroeiro da cidade.

O terramoto de 1755 destruiu e danificou muitos edifícios, tendo as freguesias localizadas na zona mais baixa de Setúbal sido as mais afetadas.

Ao longo do século XIX, o desenvolvimento económico e social transformou a vila num dos mais importantes centros comerciais e industriais do país.

A elevação a cidade deu-se em 1860, por carta régia, após solicitação da Câmara, dois anos antes, ao rei D. Pedro V.  Nessa altura, foi inaugurada a via-férrea Barreiro/Setúbal e, em 1863, a iluminação a gás. As obras de aterro sobre o rio iniciaram-se, fazendo nascer a Avenida Luísa Todi.

Setúbal foi elevada, em 1926, a sede de distrito e, em 1975, a cabeça de diocese.

Região

Setúbal

Setúbal

+ info

Azeitão

Azeitão

+ info

Geminações

Geminações

+ info

03outAll Day28novFesta da Ilustração 2020

03outAll Day29novOs Reflexos no Moinho de Maré da MouriscaExposição fotográfica

24out14:3016:00Moinho ComProva - Conservas Belmar

25outAll DayA Princesa de Sal - 25 outubro (esgotado)Teatro

25outAll DayMomentos em Família

29outAll Day31EXIB Música 2020

30out21:3023:45Fado & Vinho no Moinho - 30 outubro / ESGOTADO

31out14:3016:00Moinho ComProva - Fernão Pó

03outAll Day28novFesta da Ilustração 2020

03outAll Day29novOs Reflexos no Moinho de Maré da MouriscaExposição fotográfica

07novAll Day15Semana do Enoturismo

27nov21:3023:45Fado & Vinho no Moinho - 27 novembro // ESGOTADO

26marAll Day28Arrábida Walking Festival

Afonso Vilela à descoberta de Setúbal

20/10/2020
O municipio de Setúbal convidou o ator Afonso Vilela a conhecer Setúbal no seu novo programa “À Descoberta”. Veja o resultado.
Setúbal / Biodiversidade do Rio Sado em destaque na rubrica 15|25 da SIC

Biodiversidade do Rio Sado em destaque na rubrica 15|25 da SIC

14/10/2020
A biodiversidade e vida marinha do rio sado, são um dos destaques do programa 15|25 – A urgência de olhar para o ambiente e para as alterações climáticas, transmitido no dia 13 de outubro no Jornal da Noite da SIC e está disponível no site da SIC Notícias. Neste episódio, que tem como tema o…
Read more
Setúbal / Tradição cabo-verdiana em Movimento

Tradição cabo-verdiana em Movimento

13/10/2020
A cidade cabo-verdiana de Mindelo, localizada na Ilha de São Vicente, é dada a conhecer no dia 18, a partir das 16h00, na Casa da Baía, em evento de partilha de saberes, com artesanato, ritmos e sabores africanos. A iniciativa “Mindelo Bay – Cabo Verde”, do programa “O Movimento das Baías”, que partilha hábitos culturais…
Read more
convento de jesus

Convento de Jesus reabre em festa no dia 10

06/10/2020
O Museu de Setúbal/Convento de Jesus, com novos espaços reabilitados para usufruto do público, reabre a 10 de outubro, com um programa cultural de dois dias que inclui apontamentos musicais e visuais, a par de visitas guiadas. A sessão oficial de reabertura do monumento nacional, após conclusão da segunda fase das obras de reabilitação promovidas…
Read more
Setúbal / Casa recebe turismo com excelência

Casa recebe turismo com excelência

28/09/2020
A inauguração da Casa do Turismo, equipamento que proporciona a divulgação e promoção de Setúbal e a comercialização de produtos regionais, foi o ponto alto das comemorações locais do Dia Mundial do Turismo, assinalado no dia 27. O novo equipamento municipal, com 323 metros quadrados de área em dois pisos, inclui, além da valência de…
Read more
Setúbal / Setúbal inaugura Casa do Turismo

Setúbal inaugura Casa do Turismo

21/09/2020
A inauguração da Casa do Turismo, localizada no edifício do antigo Clube Militar de Oficiais, junto da Praça de Bocage, é um dos destaques do programa comemorativo do Dia Mundial do Turismo em Setúbal, a 27 de setembro. A Casa do Turismo, com inauguração marcada para as 18h30, é um novo espaço de informação turística…
Read more
Setúbal / O Jornal Le Figaro propõe um pequeno roteiro para descobrir a Serra da Arrábida

O Jornal Le Figaro propõe um pequeno roteiro para descobrir a Serra da Arrábida

21/09/2020
No caderno Voyage, o Jornal Le Figaro propõe um pequeno roteiro para descobrir a Serra da Arrábida. A peça foi lançada na edição do dia 18 de setembro de 2020. Ver notícia: AQUI
Setúbal / Evasões destaca o lançamento do novo pastel sadino

Evasões destaca o lançamento do novo pastel sadino

16/09/2020
“A marca Doces Afectos, criada por um mestre pasteleiro setubalense, lança o novo Pastel Sadino esta terça-feira, 15, na Casa da Baía, em Setúbal. É o doce do Dia de Bocage e da Cidade, dia de feriado municipal.” Ver notícia completa: AQUI
Setúbal / Arrábida em família: a natureza, as praias secretas e os golfinhos

Arrábida em família: a natureza, as praias secretas e os golfinhos

01/09/2020
O Expresso – Boa Cama Boa Mesa destaca a Arrábida para programa em família. “A Arrábida oferece um mundo de aventuras, em terra ou no mar, com praias secretas e experiências únicas. Junte a família e parta à descoberta do parque natural, mas também da cidade de Setúbal.” Ver notícia completa: AQUI Fonte: O Expresso…
Read more
Setúbal / Galapinhos entre as mais belas praias da Europa

Galapinhos entre as mais belas praias da Europa

25/08/2020
A London Evening Standard nomeou trinta praias a visitar na Europa. Galapinhos é uma delas. Ver notícia completa: AQUI Foto: Shuterstock
Setúbal / 12 coisas para fazer na Arrábida: um mergulho no paraíso

12 coisas para fazer na Arrábida: um mergulho no paraíso

21/08/2020
A Timeout, nomeou 12 coisas para fazer na Arrábida. Mergulhe nas sugestões que apresentam e venha descobrir do que se fala. Ler o artigo completo: AQUI Fotografia: Arlindo Camacho
Setúbal / Teatro no palco da cidade

Teatro no palco da cidade

20/08/2020
O Festival Internacional de Teatro de Setúbal regressa entre os dias 21 e 29 de agosto, com espetáculos, concertos, projeção de curtas-metragens, conversas e uma exposição, em vários equipamentos e espaços públicos da cidade. Todos os espetáculos estão sujeitos a bilhete, incluindo os de entrada livre, como medida de proteção de saúde pública. Os ingressos…
Read more
Setúbal / Choco e muitos mais petiscos: siga a rota dos pitéus em Setúbal

Choco e muitos mais petiscos: siga a rota dos pitéus em Setúbal

11/08/2020
Público destaca Rota dos Pitéus de Setúbal: ” Em Agosto, há uma Rota do Pitéu para saborear em quase duas dezenas de restaurantes especializados em petiscos. Sim, o choco frito não pode faltar, ou não estivéssemos em Setúbal. Mas por 18 tabernas, tascas e petisqueiras, de 10 a 31 de Agosto, há muito mais para…
Read more
Setúbal / 7 SANTUÁRIOS DE VIDA MARINHA PARA CONHECER EM PORTUGAL

7 SANTUÁRIOS DE VIDA MARINHA PARA CONHECER EM PORTUGAL

10/08/2020
Observar golfinhos e aves marinhas. Praticar snorkel. Mergulhar com jamantas ou tubarões baleia. Tudo isso é possível em águas portuguesas. Há um mundo cheio de vida para descobrir no nosso mar. Bem-vindo a bordo. Ler artigo completo em: AQUI (artigo publicado em: Sapo Viagens créditos de imagem: Lusa )
Setúbal / Coastering. Desporto radical ganha popularidade na Arrábida

Coastering. Desporto radical ganha popularidade na Arrábida

06/08/2020
O coastering começou com os mariscadores, que andam também pelas rochas. E de uma actividade profissional se criou um desporto radical que consiste em saltar de uma falésia. É uma novidade – o coastering – no máximo salta-se de 8 metros, o limite de segurança razoável. Autorizado pelo parque natural da Arrábida, o grupo fica…
Read more
Setúbal / Portugal tem quatro moscatéis entre os 10 melhores do mundo

Portugal tem quatro moscatéis entre os 10 melhores do mundo

05/08/2020
Três produtores vitivinícolas da Península de Setúbal inscreveram quatro moscatéis no TOP 10 Best Muscats du Monde 2020. Vinho generoso é certificado desde 1908 e um dos ex-libris da região. Os moscatéis de Setúbal da Adega de Palmela, Venâncio da Costa Lima e Casa Ermelinda Freitas – todos produtores da região da Península de Setúbal…
Read more
Setúbal / Le Figaro: Cinq plages secrètes du Portugal pour profiter des vacances loin des foules

Le Figaro: Cinq plages secrètes du Portugal pour profiter des vacances loin des foules

02/08/2020
O jornal francês Le Figaro elegeu as 5 praias secretas de Portugal para desfrutar de férias longe das multidões. A praia do Portinho da Arrábida foi uma das eleitas: Du nord au sud du pays, la côte portugaise embrasse l’Atlantique sur 850 km. Un appel à la baignade ! De petites criques en longues bandes…
Read more
Setúbal / Figueirinha com Bandeira Azul para todos

Figueirinha com Bandeira Azul para todos

27/07/2020
A Bandeira Azul 2020 foi hasteada na manhã de dia 27 na Praia da Figueirinha, na Serra da Arrábida, numa cerimónia que incluiu, ainda, o içar das bandeiras de Praia Acessível e de Ouro. A Bandeira Azul é atribuída pelo décimo segundo ano consecutivo à Praia da Figueirinha, zona balnear que tem sido avaliada, consecutivamente…
Read more
Setúbal / Arrábida Sem Carros

Arrábida Sem Carros

13/07/2020
Conheça neste site os 7 passos para usufruir das Praias da Arrábida. O programa “Arrábida Sem Carros e em Segurança | Praias de Setúbal para Todos”, desenvolvido pela Câmara Municipal, coloca em ação um plano especial de mobilidade destinado a regular, mediante apertados critérios de qualidade e segurança, o elevado fluxo de veraneantes que habitualmente…
Read more
Setúbal / Público elege Maravilhas da Cultura

Público elege Maravilhas da Cultura

08/07/2020
O Chapéu do Descarregador de Peixe, o Círio de Nossa Senhora de Troia e a Lenda de Nossa Senhora da Arrábida estão a concurso na eleição nacional das 7 Maravilhas da Cultura Popular numa votação aberta ao público, realizada através de chamada telefónica. Setúbal, com três nomeações entre os sete finalistas regionais deste novo concurso…
Read more
Setúbal / Lançamento: Toalha de Praia - Visit Setúbal

Lançamento: Toalha de Praia – Visit Setúbal

06/07/2020
Lançamos hoje um novo artigo, que vem trazer mais cor e requinte à coleção de merchandising do município de Setúbal. Trata-se de um adereço indispensável a todos os veraneantes amantes de praia e também a quem gosta de disfrutar de um momento de descontração no seu lugar preferido. Com um look moderno e design inovador,…
Read more
Setúbal / Férias em família: onde dormir em bungalows do Montijo à Comporta

Férias em família: onde dormir em bungalows do Montijo à Comporta

04/07/2020
Veja a notícia completa, publicada na Evasões, em: CLIQUE AQUI
Setúbal / Atividades da Mourisca apresentadas online

Atividades da Mourisca apresentadas online

30/06/2020
As atividades turísticas, lúdicas e culturais desenvolvidas pelo Moinho de Maré da Mourisca são apresentadas online durante o mês de julho, com a passagem de vídeos nos canais digitais da Câmara Municipal de Setúbal. Em face regras impostas como medida de prevenção e combate à propagação da Covid-19 na Área Metropolitana de Lisboa, o Moinho…
Read more
Setúbal / Figueirinha e Albarquel mais inclusivas

Figueirinha e Albarquel mais inclusivas

15/06/2020
As praias da Figueirinha e de Albarquel dispõem, a partir de 1 de julho, de um serviço de apoio a banhistas com mobilidade reduzida e invisuais, resultado de uma colaboração entre a autarquia e o Instituto Politécnico de Setúbal. Este novo serviço especializado, designado de “Praia para Todos”, é dinamizado na sequência de um investimento…
Read more
Setúbal / Campanha promocional

Campanha promocional

12/06/2020
Setúbal está a trabalhar numa campanha promocional dirigida ao turismo interno, de forma a preparar o regresso à normalidade com a garantia de segurança, neste período de crise sanitária. A iniciativa, que visa transformar as ameaças em oportunidades, pretende envolver os diversos setores económicos, com especial destaque para os operadores turísticos, a hotelaria e a…
Read more
Setúbal / Bandeira Azul 2020

Bandeira Azul 2020

29/05/2020
A Praia da Figueirinha, em Setúbal, ostenta pelo décimo segundo ano consecutivo a Bandeira Azul, galardão atribuído a zonas balneares mediante avaliação criteriosa relacionada com qualidade ambiental, turística e sanitária. Na Campanha da Bandeira Azul da Europa, que em 2020 tem como tema “De volta ao mar com atitude de mudar”, foi considerado para efeitos de candidatura um…
Read more

Em destaque

03outAll Day28novFesta da Ilustração 2020

24out14:3016:00Moinho ComProva - Conservas Belmar

25outAll DayMomentos em Família

EXIB Música 2020 + info

X