Depois de limpar o choco, corte-o em tiras ligeiramente grossas. Num pirex adicione água e sal e mexa bem, de forma a fazer uma salmoura. Introduza as tiras de choco e deixe repousar durante quatro minutos. Depois de passar pela salmoura, retire as tiras.
Coloque-as sobre uma folha de papel e seque-as ligeiramente do excesso de água. Passe por farinha e frite em óleo com temperatura aproximada de 170 graus durante cerca de sete minutos, até o choco ficar alourado.
Coloque-o num recipiente com papel absorvente. Como guarnição, corte as batatas em palitos densos e frite-as.
Coloque os alhos e as cebolas às rodelas, o pimento em tiras grossas, a salsa, o louro e o azeite a refogar. Quando estiver alourado, junte o tomate e o vinho branco.
Deixe ferver, lentamente, cerca de cinco minutos.
Adicione água suficiente para cobrir as batatas, que só devem ser introduzidas quando a água estiver a ferver. Quando as batatas estiverem a meia cozedura, colocam-se os peixes, que devem estar com sal. Assim que as batatas estiverem cozidas, rectifica-se os temperos. Juntam-se os coentros e o picante a gosto.
A caldeirada está pronta a servir.
O caldo deve ser guardado, adiciona-se um pouco de água e assim que ferver juntam-se as massinhas. Quando estiver cozida, acrescenta-se um ramo de hortelã.