Um bom ponto de partida para se começar a conhecer a Reserva Natural do Estuário do Sado é o Moinho de Maré da Mourisca que representa um testemunho secular de como o Homem adaptou as forças naturais em proveito próprio.
Esta sugestão recai num trajeto de carro, mas é pertinente lembrar que há empresas que desenvolvem várias atividades de lazer no estuário.
A comunidade de roazes-corvineiro é um dos ex-líbris dessas ofertas turísticas, que propõem diferentes passeios no rio para observação daquela que é uma das poucas comunidades de golfinhos sedentárias no mundo.
Ao retomar a via de acesso do Moinho de Maré, siga até à Estrada Nacional 10, em direção ao Pontal de Musgos, de onde se tem um vislumbre de uma vasta área do estuário.
A observação da fauna e flora é, de resto, um dos pontos de maior interesse, com a oportunidade de se avistar, consoante a época, pernas-longas, flamingos, águias-sapeiras ou cegonhas-brancas.
Na Reserva Natural do Estuário do Sado encontram-se várias salinas, testemunho da importância que a indústria da extração do sal teve outrora na área.
Toda esta zona se destaca pela riqueza e variedade ecológica, pelo que vale bem a pena partir à aventura e explorar os imensos caminhos e pequenas estradas que a compõem.