Foi sobretudo a partir do século XV que Azeitão ganhou prestígio, com a instalação de famílias nobres. As quintas, os palácios e as fontes que se espalham por este território são testemunhos desses tempos.
Hoje, vale pela paz bucólica, pelo peso da História patente em cada edifício, pela simpatia dos habitantes e, em particular, pelas experiências gastronómicas que oferece.
Os passeios devem ser feitos a pé, pois as vilas convidam a caminhadas e merece a pena sentir o ritmo calmo do campo.
Vila Fresca de Azeitão vale pelas ruas arranjadas e as habitações floridas, as oficinas de artesanato e o chafariz da vila. Vale ainda a pena uma incursão à Igreja de S. Simão, rica em património azulejar, característico do século XVII. O muro mesmo ao lado é um dos limites da Quinta da Bacalhôa, onde se localiza o palácio com o mesmo nome.
Seguindo para Vila Nogueira, o Palácio dos Duques de Aveiro, a Igreja de S. Lourenço, a Fonte dos Pasmados e casa-museu da empresa vinícola José Maria da Fonseca merecem, sem dúvida, uma visita com olhar atento. Mas o genuíno encanto da vila está nas ruas que cheiram a campo, com várias lojas de artesanato, nomeadamente de latoaria, a enfeitar os passeios com os produtos em venda.
A Praça da República, mais conhecida por Rossio, onde se encontra uma estátua de homenagem ao poeta e pedagogo azeitonense Sebastião da Gama, é um aprazível ponto de lazer, sombreado por altos plátanos.
Perca-se ainda nas restantes ruas, por exemplo na tranquila Rua de Aldeia Rica, onde um intenso cheiro a flores inebria todos os sentidos. Entre numa das pastelarias e saboreie um dos doces tradicionais, dos quais sobressaem as tortas e “esses” de Azeitão.
Deixe-se levar pelos encantos das adegas que produzem alguns dos melhores vinhos do mundo.
Quinta de Alcube
Tinto, branco, monocasta ou blend. De um Touriga Nacional a um Syrah, a melhor maneira de provar os vinhos que nascem na Quinta de Alcube é ir lá e completar a experiência da prova com a exploração do ambiente onde estes são produzidos.
Visite este lugar incrível e conheça os processos de transformação da uva até à garrafa. Visitar esta quinta é estar efetivamente envolvido no espírito desta família que consegue produzir alguns dos melhores vinhos da região com uma dedicação única que começa na casta e se prolonga até à prova.
José Maria da Fonseca – Casa Museu
Fundada em 1834 e com uma fachada e jardins de beleza singulares, tem estado desde sempre associada à imagem da marca José Maria da Fonseca. 200 anos de história de uma das mais conhecidas famílias de vinhos e cujo nome transporta Portugal a todos os cantos do mundo. Prove vinhos icónicos e algumas das mais recentes inovações vinícas.
Adega e Palácio da Bacalhôa
Visitar o Palácio da Bacalhôa é viajar pela história de Portugal, é conhecer um jardim deslumbrante e viajar entre paredes por um conto de fadas. Nada como terminar com uma visita às vinhas, ao museu, ao Jardim Japonês – no qual está exposto parte do espólio do escultor Nizuma e a árvore Kaki, bisneta da única árvore sobrevivente à bomba de Nagasaki – e à história do azulejo enquanto se sentem os aromas do moscatel e ainda experienciar as diferentes coleções e artefactos etnográficos, alguns deles de um valor monumental sem igual e internacionalmente reconhecidos.
Quinta de Catralvos – Malo Tojo Estates
Uma quinta e uma adega no sopé da Serra da Arrábida, promove os aromas vínicos em harmonia com momentos relaxantes onde o ambiente e a sustentabilidade são privilegiados e onde se destaca a estação própria de tratamento de águas residuais e não poluente, e a produção integrada onde o método passa pela utilização de produtos exclusivamente naturais no desenvolvimento do precioso néctar. Tem também uma unidade de alojamento e espaços para eventos para aqueles que aí quiserem deixar uma data inesquecível na sua biografia.
Quinta das Torres
Às portas de Azeitão, esta quinta do século XVI destaca-se pelos imponentes torreões e o amplo pátio exterior com uma das mais belas fontes da região. As heras encobrem as paredes da casa que com o lago de 900m2, onde sobressai o pavilhão em forma de templo, e cuja cúpula é sustentada por doze colunas. É um dos locais mais procurados para eventos e numa visita a este espaço idílico rapidamente perceberá o porquê de tão grande fascínio.