O certame está a decorrer até dia 2 de abril, num recinto em Quinta do Anjo, concelho de Palmela, e Setúbal dá-se a provar, com identidade e sabor, num espaço próprio, com alguns dos melhores produtos da região setubalense.
“É um prazer participar neste festival tão tradicional para promover e divulgar esta região e o património Arrábida, razão pela qual Setúbal também aqui está representada com alguns dos produtos mais nobres e conhecidos”, destacou o presidente André Martins.
No espaço do município sadino estão à prova, ao longo dos três dias, numa abordagem inovadora, alguns dos melhores produtos do território sadino, casos das casquinhas de laranja, do moscatel de Setúbal e as ostras do Sado.
A participação setubalense no festival Queijo, Pão e Vinho, sublinhou o autarca, valoriza o território e “toda a diversidade que tem e que representa, uma riqueza enorme”, num misto de tradição aliada à inovação e à modernidade.
“É também uma responsabilidade da Câmara Municipal ajudar a preservar muito daquilo que é nossa a tradição, dando-lhe mais notoriedade e criando, igualmente, condições que estas perdurem e possam evoluir.”
No arranque do Queijo, Pão e Vinho, o espaço Setúbal, com a marca “Território com Identidade e Sabor – Gastronomia e Vinhos”, contou com uma prova de moscatel de Setúbal e produtos das empresas Cegas Tradições e Ostras Sobre Rodas.
A 1 de abril, o espaço reserva provas de pão do Faralhão e de vinhos do concelho de Setúbal, assim como de casquinhas de laranja e ostras doces e mostras de produtos da Ostras sobre Rodas.
Neste dia, destaque ainda, às 18h30, para uma sessão de showcooking com feijoada de buzinas, dinamizada pela Setúbal Pesca – Associação de Pesca Artesanal, a realizar no auditório do festival.
Para o último dia do certame, a 2 de abril, o espaço dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal reserva degustações de conservas Belmar e Cardume em pão do Faralhão e provas de casquinhas de laranja e ostras doces.
O Queijo, Pão e Vinho é organizado pela ARCOLSA – Associação Regional de Criadores de Ovinos Leiteiros da Serra da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Palmela e da Junta de Freguesia da Quinta do Anjo.
O presidente da ARCOLSA, Francisco Macheta, afirmou que que este é um evento diferenciado, com 27 anos de tradição, que “promove uma proximidade muito grande entre produtores e consumidores”.
Já o presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, realçou a diversidade e qualidade dos “produtos de excelência abençoados pelo território Arrábida” e o papel do certame para “a sustentabilidade” do setor.