Mais de trinta restaurantes de Setúbal participam, entre 3 e 12 de março, na Semana dos Bivalves, novo evento gastronómico que inclui ainda degustações, workshops, oficinas pedagógicas, uma exposição sobre pesca e um encontro de pescadores.
Mais de trinta restaurantes de Setúbal participam, entre 3 e 12 de março, na Semana dos Bivalves, novo evento gastronómico que inclui ainda degustações, workshops, oficinas pedagógicas, uma exposição sobre pesca e um encontro de pescadores.
A primeira edição da Semana dos Bivalves, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, decorre em 32 restaurantes do concelho, que acrescentam à ementa diária receitas tradicionais ou pratos inovadores confecionados com diversas espécies de bivalves.
A iniciativa integra o calendário de eventos gastronómicos da autarquia, que, no âmbito da marca Setúbal Terra de Peixe, leva à mesa o choco, a sardinha, o carapau, o salmonete, a cavala e a ostra, com o objetivo de promover os sabores da região e a dinamizar a economia e a restauração locais.
Massinha de lingueirão, arroz de navalhas, ceviche de ostras, linguini de amêijoas, arroz de berbigão e mexilhão à Bulhão Pato são algumas das iguarias presentes nas ementas dos restaurantes.
A Semana dos Bivalves passa pelos estabelecimentos 490 Taberna STB, A Casa do Peixe, Adega do Zé, Adega dos Garrafões, Antóniu’s, Cais 56, Calhabem, Casa Japonesa, Copa D’Ouro, Decor & Salteado, Flórida, Marisqueira Sab’Amar, O Batareo, O Bote e o Convés.
Os restantes aderentes são O Jacques, Pescador II, O Ramila, Oficina do Peixe, Peixe no Largo, Petisqueira do Manel, Pinga Amor Marisqueira, Rebarca, Restaurante O Migas, Restaurante Rio Azul, Restaurante Xtoria, Restinguinha, Sem Horas, Solar do Marquês, Tasca da Avenida, Tasca do Duca e Tasca Kefish.
Durante a semana gastronómica, a autarquia dinamiza várias atividades que pretendem alargar o envolvimento da comunidade piscatória e da população em geral.
A partir de 28 de fevereiro, a “Mostra de Objetos e Artefactos de Pesca” está aberta ao público na Casa da Baía e pode ser visitada até 12 de março, todos os dias entre as 09h00 e as 19h00.
Já a 4 e 5 de março, entre as 12h30 e as 17h30, acontece “A vida por cima d’água – Encontro de Pescadores e Mostra de Artes e Ofícios da Pesca em Setúbal”, com o envolvimento da Associação de Pesca Artesanal de Setúbal.
O evento conta, em ambos os dias, às 12h30, com o visionamento do documentário “Fragmentos de uma vida por cima d’água”, desenvolvido pelo Centro de Memórias do Museu do Trabalho Michel Giacometti, e, às 13h00, com um almoço de pescadores.
Um workshop de aguardentes e de amêijoas e ligueirão, uma tertúlia sobre mar, uma oficina de profissões e o lançamento do livro “Na língua da maré”, de Abel Coentrão e Hélder Luís, com a participação do Coro Grupo Mútua dos Pescadores, são outras das atividades a realizar, todas na Casa da Baía.
Os mais novos também fazem parte do evento. No dia 11 de março, às 15h30, na Biblioteca Pública Municipal, podem descobrir mais sobre ostras e mexilhões numa oficina pedagógica baseada no livro “A Ostra Sostra e o Mexilhão Molengão”, de Conceição Oliveira.
A sessão, de participação gratuita e lotação limitada, destina-se a crianças com mais de 5 anos e tem inscrições a decorrer até 8 de março na página https://tinyurl.com/ostramexilhao.
Há também uma oficina sobre “As Conchas do Sado”, que vai despertar a criatividade dos mais novos com a criação de adornos a partir de conchas, além de promover valores relacionados com ecologia e proteção da natureza.
Esta atividade, igualmente para crianças com mais de 5 anos e com inscrições na página https://tinyurl.com/asconchasdosado, realiza-se a 4 de março, às 14h30, no Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado, localizado na Casa da Baía.