A edição de 2022 da Descida do Rio Sado em embarcações movidas a pagaias e remos realiza-se em 3 de setembro, com uma centena de participantes a ligarem o Moinho de Maré da Mourisca ao Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal.
A organização, a cargo da Câmara Municipal – com o apoio na água e logístico do Clube de Canoagem de Setúbal, do Clube Naval Setubalense, do Clube de Vela do Sado e do Remo Clube Lusitano –, prevê que o evento reúna um total de cerca de 70 canoas, caiaques, pranchas de stand up paddle e barcos a remos, uma vez que algumas destas embarcações são de tripulação dupla.
Com concentração no Moinho de Maré da Mourisca às 08h00, entrada na água às 08h30 e previsão de saída às 09h00, os participantes nesta edição da Descida do Rio Sado cumprem um total de 25 quilómetros, com três ou quatro paragens, em função das necessidades de descanso que evidenciem, estando a chegada ao Parque Urbano de Albarquel calculada para as 16h00.
O evento é gratuito, mas os participantes, num número máximo de cem, necessitam de se inscreverem previamente, devendo fazê-lo pelo e-mail eventos.desporto@mun-setubal.pt.