O crescimento do reconhecimento turístico de Setúbal foi destacado a 10 de fevereiro num seminário realizado na Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, com as participações de alunos e profissionais com atividade no setor.
O crescimento do reconhecimento turístico de Setúbal foi destacado a 10 de fevereiro num seminário realizado na Escola Básica e Secundária Lima de Freitas, com as participações de alunos e profissionais com atividade no setor.
O XI Seminário de Turismo Lima de Freitas constitui “uma oportunidade para estudantes e especialistas do turismo partilharem ideias sobre a atividade”, sobre “a importância do destino que é Setúbal” e sobre “a importância do serviço que é prestado para acolher os visitantes”, sublinhou Ricardo Oliveira, adjunto da presidência da Câmara Municipal de Setúbal, na sessão de abertura.
Perante uma plateia maioritariamente constituída por alunos do Curso Profissional de Receção Hoteleira do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Ricardo Oliveira apontou o trabalho desenvolvido na promoção turística do concelho, dentro e fora de portas.
Para o adjunto da presidência, a afirmação de Setúbal enquanto destino turístico de excelência deve-se a um conjunto de locais que transcendem as fronteiras do território setubalense.
O XI Seminário de Turismo Lima de Freitas acolhe, até ao final da tarde, os contributos de elementos com atividade no setor, nomeadamente alunos, representantes de unidades hoteleiras, agências de viagens e de entidades de certificação profissional.
Organizado pelos alunos do Curso Profissional de Receção Hoteleira do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, o evento conta com cerca de uma dezena de intervenções, caso do diretor de operações do Hotel Casa Palmela, Ivo Garra.
O dirigente, que participou na parte da manhã num painel sobre “Hotelaria e Turismo”, refletiu sobre a importância da qualificação do pessoal que exerce funções nesta área numa lógica de satisfação do cliente.
O encontro contou, também com os contributos de Joana Neves, da Pousada de Alcácer do Sal, Pestana Hotel Group, que falou sobre o crescimento do grupo, e de Maria José Santos, do Hotel Campanile, que realçou a importância de bons profissionais da hotelaria.
O painel “Hotelaria e Turismo” contou também com a participação de Tânia Evaristo, do Luna Esperança Centro Setúbal, que advertiu os jovens que pretendem iniciar carreiras na área da hotelaria para a dificuldade da missão, argumentando que “é preciso gostar-se muito para a desempenhar”.
Abdullah Seedat, do Instituto Halal de Portugal, de Alexandre Barroso, do Troia Golf, de Luísa Cruz, do Montado Hotel & Golf Resort e de Sofia Martins, do projeto Just Go By Sofia, contribuíram para o painel “Hotelaria, profissões e desafios”.
O último painel, a decorrer entre as 14h30 e as 16h00, conta com as intervenções de José Catalão, do Gabinete de Promoção e Divulgação do Património Histórico e Cultural da Câmara Municipal de Setúbal, de Maria João Fonseca, da Vertigem Azul, e de Teresa Barrigas, da Casa Agrícola Horácio Simões.