O evento, organizado pelo Instituto Politécnico de Setúbal, em parceria com a Câmara Municipal, estende-se também aos politécnicos de Beja e Portalegre, que, em conjunto, desenvolvem um leque de atividades subordinadas ao tema de 2024 “Ciência para um Futuro Sustentável”.
Workshops, conversas e momentos de animação fazem parte das sugestões de atividades para Setúbal, com início a partir das 17h30, sempre na Casa da Baía, onde também se inclui o espaço “Ciência sai à rua”, destinada a divulgar os vários projetos científicos atualmente em desenvolvimento no Instituto Politécnico de Setúbal.
Também neste espaço, a funcionar até às 22h30, é possível ao público participar em atividades práticas dinamizadas por docentes, investigadores e parceiros daquele estabelecimento de ensino superior setubalense.
Entre outras sugestões, no “Ciência sai à rua” a população tem a oportunidade de visitar Setúbal através da realidade virtual, descobrir a vida microscópica do bosque do Instituto Politécnico, medir a qualidade do ar em tempo real e ter uma melhor perceção de como o vento e a águas são fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis.
A geodiversidade está em particular destaque ao longo do programa a realizar em Setúbal, através do qual será abordada a importância da conservação do património em pedra e as diferentes formas como a população pode contribuir junto da comunidade científica no processo de recolha de fotos antigas dos monumentos da região.
A Noite Europeia dos Investigadores não esquece o cinquentenário do 25 de Abril ao dedicar uma mesa-redonda destinada ao debate sobre a evolução do papel das mulheres na ciência desde que a Democracia foi instaurada no país.
Esta Noite Europeia, agora na terceira edição, tem como principais objetivos gerar uma maior proximidade entre a comunidade científica da população, demonstrar o impacte da ciência no quotidiano da sociedade e promover o interesse da ciência e das carreiras científicas junto das crianças e jovens.
A programação completa da Noite Europeia dos Investigadores, incluindo para Beja e Portalegre, está disponível aqui.