O presidente da Câmara Municipal, André Martins, manifestou na tarde de 18 de maio o desejo de que as atividades náuticas atraiam cada vez mais pessoas e atividades económicas, para que a região de Setúbal tenha um futuro mais promissor.
O autarca falava na cerimónia da entrega dos prémios das regatas de vela inseridas no programa da terceira edição da Feira Náutica de Setúbal, que decorreu entre 16 de maio, quinta-feira, e 19, domingo, no Cais 3 do porto de Setúbal e foi organizada pela Câmara Municipal, com os apoios da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e da Caetano Drive.
“Da nossa parte, da Câmara Municipal a todas as pessoas da organização, patrocinadores, parceiros, vamos continuar todos os anos a trabalhar no sentido de promover mais este domínio da nossa atividade desportiva, económica e social, no sentido de que Setúbal, e também o país de uma maneira geral, com o nosso contributo, possa ter um futuro mais promissor”, disse.
André Martins, que estava acompanhado pelo vereador do Desporto, Pedro Pina, recordou que na quinta-feira, quando foi inaugurada, vários participantes na edição de 2024 da Feira Náutica disseram que Setúbal representa “um grande compromisso para o futuro da náutica” em Portugal.
O autarca salientou que, tanto quem pratica atividades náuticas, como quem a elas assiste, contribuem para o desenvolvimento da região, atraindo “cada vez mais gente que traz atividade económica” para Setúbal.
A Feira Náutica de Setúbal foi um espaço de negócio e oferta de serviços, de empresas locais e nacionais, nas áreas da náutica de recreio, pesca desportiva, caça submarina, mergulho, desportos de ar livre e turismo náutico e de montanha.
Em 2024 marcaram presença perto de quatro dezenas de expositores, concretamente Bicasco Setúbal, Deodeck, San Remo, Nautel, Alphayate, Orla Costeira, Maré Alta, Marina Marbella Setúbal, Nautiser Centro Náutico, Nautiser R, Nautifish, Prosea, Electrozimbra, Motolusa, K2 Fish, Zimbromotor, BoatCenter, Silcar Boats, Riesnáutica e Sun Concept.
Livingplus, Mútua dos Pescadores, À Vela Passeios, Riversado, Associação Baía de Setúbal, Canela Doce, Doces Afetos, Sociedade Agrícola Rotas Dupó, Custom Rods by 7even e Peixes com Alma, Artes e Símbolos de Setúbal e Rio Sado, Clube Naval Setubalense e Clube de Vela do Sado estiveram também na Feira Náutica de Setúbal.
A feira contou com espetáculos diários de animação musical e teve uma área dedicada à gastronomia, com sabores do mundo numa iniciativa de street food, além de um leque de atividades desportivas, como as regatas de vela no Rio Sado ou o passeio aberto a canoas, stand up paddle e barcos a remos Alpertuche Nautic Tour.
Na manhã de 18 de maio realizou-se a regata de vela de cruzeiro, ganha pela embarcação Argonavis, do Clube de Vela do Sado, seguida pela Milenário, do Clube Naval Setubalense, e pela Eureka, do Clube de Vela do Sado.
À tarde teve lugar a regata de vela ligeira, disputada em várias categorias, com a dupla Pedro Araújo/Pedro Vilela (classe Dart 18), do Clube de Vela do Sado, a ganhar em Catamarã, Luísa Peres (Sunfish), do CVVC – Clube de Vela de Viana do Castelo, em Monocasco A, e António Maria Gonçalves (Laser Pico), do Clube de Vela do Sado, em Monocasco B.