Um programa cultural intenso, com exposições, cinema, teatro, música, encontros e manifestações cívicas, a realizar em vários espaços e equipamentos, celebra em Setúbal, ao longo do mês de março, o Dia Internacional da Mulher.
Um programa cultural intenso, com exposições, cinema, teatro, música, encontros e manifestações cívicas, a realizar em vários espaços e equipamentos, celebra em Setúbal, ao longo do mês de março, o Dia Internacional da Mulher.
“Ameaças e Desafios – Pessoas em Igualdade” dá tema ao Março Mulher 2023, com programa organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, com as juntas de freguesia do concelho e mais de três dezenas de parceiros.
O Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, tem lugar de destaque na programação, desde logo com a iniciativa “Praça Mulher”, a realizar entre as 09h30 e as 12h30 na Praça de Bocage, com apontamentos de música, dança, poesia, teatro e artes plásticas, e apresentações de projetos sociais.
Neste dia há também “Beleza Natural, Penteados e Alegria”, atividade de promoção do bem-estar e da autoestima direcionada para mulheres das famílias do território da Gâmbia, a realizar entre as 17h00 e as 19h00 no Clube Desportivo, Cultural e Recreativo de Gâmbia.
Igualmente a 8, às 18h00, no Teatro de Bolso, o Teatro Animação de Setúbal tem em cena “O Vestido Vermelho, A partir das Cinzas”, com a leitura encenada de dois contos de Mia Couto por Célia David e Susana Dagaf. A entrada é gratuita mediante reserva pelo correio eletrónico geral@tas.pt.
O Dia Internacional da Mulher reserva ainda, entre as 18h30 e as 20h00, no Movimente Estúdio, o workshop “Os Dons da Desigualdade: Lugares Sociais no Feminino”, com inscrições pelos contactos 913 443 960 e movimenteestudiosetubal@gmail.com. A participação inclui doações monetárias ou de bens de primeira necessidade.
Destaque ainda no Dia Internacional da Mulher para a campanha “Usa Sapatos Desiguais pela Igualdade de Género”, que desafia ao uso de dois sapatos diferentes, com a publicação e partilha de vídeos nas redes socias com os hashtags #equality, #soroptimisteurope, #westandupforwomen, #internationalwomensday e #womensrights.
Além das atividades centradas no dia 8, o programa Março Mulher 2023 reserva ao longo do mês um vasto leque de iniciativas culturais em que se incluem sessões cinematográficas, exposições, concertos, atividades literárias e desportivas, jogos tradicionais e apresentações.
Em matéria de exposições, o programa inclui “Histórias de Mulheres”, patente até 6 de abril na Casa das Imagens Lauro António, “O Universo dos Livros Cartoneros”, de 3 a 23 de março no Centro de Cidadania Ativa, e “Descoberta de Ti”, de 25 de março a 6 de abril na Casa do Largo.
Também há sessões de cinema no Centro de Cidadania Ativa, a 6, 13, 20 e 27, com filmes temáticos de igualdade/desigualdade, e “As Sufragistas”, todos com início às 14h30, e na Casa das Imagens Lauro António, com “Mãe Genoveva”, a 11, e “Casino Oceano”, 15, pelas 15h00.
Nas artes cénicas, além de “O Vestido Vermelho, A partir das Cinzas”, estão em cena a 10, pelas 15h00, no Auditório Bocage, “Efeito Berbereta”, pelo Lobby Teatro, enquanto a 12, às 16h30, no Jardim do Bonfim, “Carolina Beatriz Ângelo” é revelada por Cláudia Gaiolas no ciclo Antiprincesas.
No que respeita à música, o Março Mulher 2023 integra dois espetáculos, o primeiro a 18, das 19h00 às 22h00, no terraço do Centro de Cidadania Ativa, com o “Concerto Talento Juvenil”, e o segundo a 25, às 11h30, na Igreja do Convento de Jesus, com o Coro Feminino Tuttiencantus.
As comemorações contam ainda, entre outros, com o encontro “Vamos Vestir a Autoestima”, a 18 e 25 de março e a 1 de abril, às 14h30, no Centro de Cidadania Ativa, com a tarde intercultural “Collete – Uma Mulher à Frente no seu Tempo”, a 25, pelas 15h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.
O programa conta ainda com várias atividades de celebração no feminino, como a iniciativa “A Liberdade Tem Nome de Mulher”, a 11, pelas 09h30, no Parque do Morango, em Azeitão, e “O Movimento Corporal como Contributo ao Empoderamento da Mulher na Gravidez”, igualmente a 11, às 11h30, no Movimente Estúdio.
A 11, às 15h00, a Associação de Socorros Mútuos Setubalense recebe a iniciativa “Mulher”, a 12, às 11h00, entre a Praça de Bocage e o Parque Urbano de Albarquel realiza-se a “Caminhada Dia da Mulher”, enquanto a 13 e a 16, às 14h30, no Jardim Aqui Sou Livre, há “Caminhos com História – Pedipaper Igualdade na Realidade”.
A “Men Talks – A Caixa da Masculinidade” realiza-se a 15, pelas 19h00, no Café das Artes da Casa da Cultura, enquanto o recurso pedagógico elaborado pelas turmas do 4.º ano das escolas básicas do Viso e do Casal das Figueiras, “Podes Ser Quem Quiseres” é apresentado 18, às 15h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.
De 1 a 31 de março, mensagens reveladoras das (des)igualdades entre mulheres e homens são partilhadas em vários locais públicos do concelho para desafiar a sociedade para uma reflexão que permita contribuir para a construção de um território mais sensível para esta problemática.
O Março Mulher 2023 conta ainda com encontros de formação da “Jornada de Empreendedorismo – Empreenda-se 2023”, a 3, 10, 24 e 31, às 18h00, na Casa do Largo, e a intervenção humana “Igualdade de Género”, de 15 a 31, no campus do Instituto Politécnico de Setúbal.
O programa completo das comemorações de Setúbal do Dia Internacional da Mulher está disponível nesta ligação.