Um conjunto de sessões de cinema com música ao vivo realiza-se de 6 a 16 de outubro, na quarta edição do Film Fest, com bandas sonoras originais criadas exclusivamente para o evento por diversos artistas, que as tocam no momento.
Um conjunto de sessões de cinema com música ao vivo realiza-se de 6 a 16 de outubro, na quarta edição do Film Fest, com bandas sonoras originais criadas exclusivamente para o evento por diversos artistas, que as tocam no momento.
O certame, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com diversos apoios e parcerias, partilha o prazer de assistir filmes musicados no momento em sessões para todos os públicos a realizar no Fórum Municipal Luísa Todi e no Cinema Charlot – Auditório Municipal.
A sessão inaugural da quarta edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo, marcada para dia 6, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, é dedicada ao cinema português com a exibição dos filmes “O Pintor e a Cidade” e “Douro, Faina Fluvial”, de Manoel de Oliveira, acompanhados da música criada pelo projeto Sensible Soccers.
No dia seguinte, 7, às 21h30, o Cinema Charlot – Auditório Municipal presta homenagem a mulheres pioneiras no cinema com uma sessão de curtas-metragens coloridas à mão por Élisabeth e Berthe Thuillier, com música ao vivo a cargo de Filipe Raposo.
O programa do Film Fest prossegue a 8, às 16h00, igualmente no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a sessão “Politicamente Incorreto”, que contempla a exibição das curtas-metragens “Tenho seguro”, “A mão que rouba”, “Artheme engole o clarinete”, “Princesa nicotina; ou, a Fada do fumo” e “O mistério do peixe saltador”. A banda sonora está a cargo do Trio Phi, de Sylvain Barreto, João Toscano e Vasco Faim.
À noite, às 21h30, no mesmo espaço, é exibido o filme “Uma página de loucura”, de Teinosuke Kinugasa, com música ao vivo e performance benshi por Atsuko Kamura.
A 9, às 16h00, o certame regressa ao Fórum Municipal Luísa Todi com a exibição de “Sol e Sombra”, de Musidora e Jacques Lasseyne , acompanhado de música composta por Gonçalo Simões e interpretada ao vivo, sob a direção musical de Nuno Batalha, por Rita Malão, Samuel Santos, Tiago Alexandre, Gonçalo Simões e o Coro Feminino TuttiEncantus.
“O cozinheiro”, de Roscoe “Fatty” Arbuckle, e “A cabra”, de Buster Keaton, são os filmes a exibir no dia 12, em duas sessões para escolas, a realizar às 10h30 e às 15h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, e acompanhados de música ao vivo pela pianista Joana Rolo.
Segue-se, a 13, às 21h30, igualmente no Cinema Charlot – Auditório Municipal, a sessão “Ilustres Desconhecidos”, dedicada às Coleções do San Francisco Silent Film Festival, com a exibição dos filmes “Ao que o mundo chegou!” e “Agora estamos no ar (fragmento)”, de Frank R. Strayer, com música a cargo de Armindo Neves, guitarra, e Luís Martins, contrabaixo.
“Náufragos da Vida”, de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, é o filme a exibir no dia 14, às 21h30, Cinema Charlot – Auditório Municipal, com música ao vivo por Eduardo Ramos, alaúde árabe, gamry e zukra, e Carlos Mendonça, flautas e percussão.
A “Sessão Dupla”, no dia 15, às 21h30, igualmente no Cinema Charlot – Auditório Municipal, apresenta dois filmes de Robert Florey, “A vida e morte de 9413, um figurante de Hollywood” e “O amor de Zero”, acompanhados de música ao vivo por Von Calhau!, e “O Ferróviário”, de Gerald Potterton, musicado por Um Corpo Estranho.
A quarta edição do Film Fest encerra no dia 16 outubro, às 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com a “Sessão Família” dedicada à exibição das Comédias de Alice, com cinco curtas-metragens que relatam as aventuras de uma menina chamada Alice e do seu cão. A música está a cargo do Disruption Ensemble e de um grupo de alunos do Conservatório Regional de Setúbal. A atriz Célia David, do Teatro Animação de Setúbal, faz a locução dos intertítulos.
As entradas para as sessões do Film Fest têm o custo de 5 euros para o público em geral e 4 euros para menores de 25 ou maiores de 65 anos. Há ainda o passe Film Fest, de acesso a todas atividades, por 25 euros, se adquirido até 30 de setembro, valor que passa 30 euros a partir de 1 de outubro.
Já a “Sessão Família” é gratuita para menores de 10 anos, enquanto as sessões para escolas têm entrada livre mediante inscrição prévia para o endereço de correio eletrónico film.fest@mun-setubal.pt.
A quarta edição do Film Fest – Festival de Cinema Musicado ao Vivo conta ainda com um conjunto de workshops com inscrições a 3 euros.
“Cinema de Animação: Areia sobre vidro” é o título do workshop dinamizado por Patrícia Guimarães no dia 8, das 10h30 às 12h30, na Casa da Cultura. As inscrições, para maiores de 6 anos, devem ser feitas pelo endereço de correio eletrónico rececao.casacultura@mun-setubal.pt.
No mesmo dia, das 10h00 às 12h30, Rita Melo e Ricardo Crista conduzem o atelier “Na cabeça de Alice”, no Atelier :2Pontos, para crianças dos 5 aos 12 anos. As inscrições devem ser feitas pelos contactos atelier2pontos.setubal@gmail.com ou 919 142 246.
Entre os dias 10 e 13, Patrícia Guimarães leva o workshop “Cinema de Animação em Recortes” à população sénior do concelho residente em lares, e, a, 13 Cláudia Alves dinamiza a oficina “Misturadores de sons” dirigida aos utentes da APPACDM.
A Casa das Imagens – Lauro António acolhe, a 15, às 10h30, “Brinquedos Óticos: Cinema de Animação”, atelier destinado a maiores de 6 anos conduzido por Patrícia Guimarães, com inscrições pelo endereço de correio eletrónico film.fest@mun-setubal.pt.
O Film Fest desenvolve e expande o formato do cine-concerto, exibindo filmes reconhecidos do público e abordando o cinema de autor, particularmente o mudo, dando, enfoque ao som e à música através do olhar criativo de vários artistas que, ao acompanharem ao vivo a exibição destas obras, criam bandas sonoras singulares.
O programa completo da quarta edição do Film Fest pode ser consultado aqui.