Mais de três centenas de vinhos competem no II Concurso Cidades do Vinho, de 5 a 8 de maio, em Setúbal, a cidade selecionada para acolher este evento de características únicas que junta concelhos e produtores na promoção vinícola.
Mais de três centenas de vinhos competem no II Concurso Cidades do Vinho, de 5 a 8 de maio, em Setúbal, a cidade selecionada para acolher este evento de características únicas que junta concelhos e produtores na promoção vinícola.
O certame, que decorre na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, contempla o concurso, à porta fechada, em que um júri vai analisar e escolher os melhores vinhos nacionais, e um programa paralelo com iniciativas abertas ao público.
Estas atividades incluem, designadamente, workshops, provas de alguns dos vinhos a concurso e uma mostra de produtos da região.
Sessões intituladas “Ser júri por um dia” realizam-se nos dias 6 e 7, às 16h00, e a 8, às 15h00. Há também provas comentadas sobre os vinhos do dia, brancos e rosés, a 6, às 17h00, tintos, a 7, também às 17h00, e fortificados e espumantes, a 8, às 16h00.
O público dispõe ainda de workshops de iniciação à prova de vinhos nos dias 7 e 8, às 11h30.
As inscrições para as atividades devem ser feitas pelo endereço eletrónico gpe@mun-setubal.pt, sendo que a participação nas provas obriga à aquisição prévia de um copo no valor de dois euros.
A mostra “Setúbal à prova”, com exposição e venda de produtos regionais, de entrada gratuita, decorre nos dias 7 e 8, das 14h00 às 20h00.
Durante os quatro dias, em que se realiza o evento fica patente na Escola de Hotelaria e Turismo a exposição “Arte Contemporânea”, com esculturas concebidas pelo artista Pedro Marques, numa homenagem ao vinho.
O II Concurso Cidades do Vinho de avaliação dos melhores vinhos do país conta com um júri de 35 especialistas, presidido por António Ventura, enólogo com 40 anos de experiência, eleito Personalidade do Ano do Vinho de 2022 pela Revista de Vinhos.
O certame é único no país, ao promover os vinhos associados ao seu próprio território, juntando municípios e vitivinicultores nessa estratégia.
Organizado numa parceria entre a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, a Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal, a Câmara Municipal de Setúbal e a Escola de Hotelaria e Turismo, o concurso conta com o alto patrocínio da Presidência da República e o apoio institucional do Ministério da Agricultura.
Consulte o programa completo NESTE LINK.