A oitava edição do Setúbal Open, torneio do circuito da Federação Internacional de Ténis (ITF) pontuável para o ranking mundial ATP, decorre até 24 de setembro no Clube de Ténis de Setúbal, com a participação de cerca de 70 tenistas profissionais.
Organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, o RE/MAX Lounge Setúbal Open 2023, que tem um prémio monetário de 25 mil dólares, é disputado nas variantes de singulares e pares masculinos.
A final de pares do torneio, organizado pelo oitavo ano consecutivo pelo Clube de Ténis de Seútbal, é disputada na tarde do dia 23, sábado, enquanto a de singulares está agendada para a manhã de 24, com as meias-finais desta vertente a decorrerem na véspera, durante a manhã.
A fase de qualificação, que se iniciou no dia 17 – com a maior parte dos encontros realizados nos courts cobertos devido ao mau tempo –, decorre até terça-feira, 19, quando também começa a ser disputado o quadro principal da competição, que tem a categoria Future.
Dos perto de 70 tenistas presentes na variante de singulares, 32 disputam o quadro principal, 24 deles com entrada direta em função do ranking, aos quais se somam os oito melhores do torneio de qualificação. O quadro de pares integra 16 tenistas.
Frederico Ferreira da Silva, o número dois nacional e 229.º jogador do ranking ATP, lidera a lista dos jogadores com entrada direta no quadro principal do torneio, a qual integra outros três portugueses – Henrique Rocha (364.º ATP), Jaime Faria (517.º) e Duarte Vale (562.º).